quarta-feira, 2 de março de 2011

Uma Bem Aventurança
















Consultar o travesseiro é sinônimo de meditar profundamente ou recolher-se para pensar. Mas, enganamos a nós mesmos quando pensamos que com o nosso esforço iremos reformar o nosso interior. Pensamos saber de todas as coisas, por isto erramos e por diversas vezes repetimos o mesmo erro. Certa vez ouvi alguém dizer assim: "Nós não sabemos o que realmente queremos". Creio com toda sinceridade que isto seja uma verdade.

Quem deseja realmente ouvir o que Deus está dizendo? No curso da nossa vida paramos para ouvir o nosso coração e assim é que nos enganamos muito. Isto ocorre sempre quando damos ouvidos à nossa razão e escutamos o nosso coração. Escutamos o vento e muitas vezes escutamos o nada. Algumas vezes, escutamos o vazio e então nos sentimos ainda mais vazios. Quando o coração do homem passa a ser centro onde ele costuma repousar as suas intenções é inevitável que se desvie dos propósitos de Deus.

Jeremias vivia em tempos de muita aflição, quando não somente o pecado assolava o povo do Senhor. A corrupção que havia se generalizado, não era apenas política, mas também religiosa. Haviam os maus pastores (Jer 23:1) e como podemos ver, os sacerdotes e profetas (Jer 23:11) faziam o povo errar.

No cap. 17:1 o Senhor havia advertido através do profeta: "O pecado de Judá está escrito com um ponteiro de ferro e com diamante pontiagudo, gravado na tábua do seu coração e nas pontas dos seus altares." Ainda no verso nove, essa outra advertência: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?."

Como vimos no texto acima, (o pecado estava escrito com um ponteiro de ferro e com um diamante pontiagudo, gravado na tábua do coração e na ponta de seus altares). Sabemos que o diamante é o mais duro material de ocorrência natural que se conhece e ele não pode ser riscado por nenhum outro mineral ou substância. Os diamantes são usados para cortar, tornear e furar materiais muitos consistentes como os produtos cerâmicos, vidros, quartzo, etc. Portanto, os corações estavam tão duros e petrificados pelo pecado, que o registro só podia ser feito com um diamante pontiagudo. Deus esquadrinha e conhece o nosso coração (Jer.17:10), Jesus advertiu em Marcos 7:21 que o coração é a fonte de todos os pecados que desagradam a Deus.

Depois desta advertência que o pecado estava (gravado no coração do povo e na ponta de seus altares), o Senhor disse mais a Jeremias, cap.18:2 "dispõe-te, e desce a casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras." 

Vivemos hoje, tempo semelhante ao de Jeremias em que a corrupção vem se alastrando em todos os níveis e a apostasia é uma realidade que assistimos no nosso dia a dia. Como era dura aquela realidade e como pode ser dura a nossa também. Assumimos muitos compromissos e facilmente nos envolvemos em muitas tentações. Muitas vezes não nos dispomos para ouvir a voz do Senhor, como deveríamos. Precisamos abrir o nosso interior para que o Senhor mude o que precisa ser mudado, porque somente Ele transforma a nossa realidade. Há uma grande lavoura e ela necessita de muitos semeadores.

Nisto se consiste uma Bem Aventurança: Estar atento para ouvir, porque mais importante antes de tudo, é preciso saber escutar, pois só se pode dar algo a compreender a alguém que tenha capacidade de escutar. Queira o Senhor que nos encontremos numa posição que agrade a Ele. No texto do evangelho de Mateus na parábola do semeador, Jesus falando aos seus discípulos, disse: Cap.13:16 "Bem-Aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem; e os vossos ouvidos, porque ouvem." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário