terça-feira, 12 de agosto de 2014

Muitos que se vangloriam na fé não são cristãos | Lutero

Lutero, Alemanha, 07 de Junho de 1545.

“Nem todos os que se vangloriam na fé são de fato cristãos. Cristo derramou seu sangue. Não somos justificados por uma fé que não muda nossas vidas. Você diz: ‘Eu acredito nisso’ – o diabo também pode dizer o mesmo. Você apenas aprendeu a repetir palavras... Onde estão os frutos que demonstram no que você realmente acredita? Você permanece em seus pecados. Certamente Cristo não morreu pelos pecados que você ama e faz planos constantes de cometê-los. Cristo veio para destruir as obras do diabo, como diz 1 João 3.8. Isso é uma realidade na vida do homem regenerado. Se você fosse, como Zaqueu, por exemplo, um cobrador de impostos nos dias de Cristo, diria sem dúvida ao ser regenerado: ‘Eu vou dar a metade dos meus bens e, se defraudei alguém, vou restituir quatro vezes mais...’ ( Lucas 19.08 ) – Na vida de Zaqueu as obras do diabo foram destruídas... Entenda de uma vez por todas, ‘o sangue de Cristo mata o pecado; não o torna vivo – torná-lo vivo é obra do diabo, que inflama o desejo ajudado pela carne e pelo mundo...’

Cristo não morreu para que você possa continuar a ser o mesmo homem sob o poder do pecado, mas para que o pecado, depois de ter sido morto, seja apagado, e que, doravante, você possa amar a Deus sobre todas as coisas...

A verdadeira fé toma o pecado e o coloca à morte, de modo que você não possa mais viver nele, mas na justiça que flui de Cristo. Portanto, mostre através de sua vida e seus frutos que há verdadeira fé em ti. Senão, o fato é que o sangue de Cristo não fez nada por ti. Se você é desobediente, negligente... reveja o que você diz acreditar. Pois a fé que salva é vitoriosa, triunfante, e vence o mundo ( 1 Jo 5.4). Crer e viver em desobediência é uma contradição.
Que cada um pense: ‘Eu fui feito um crente, eu tenho sido lavado com o sangue de Cristo, o sangue do Filho de Deus, com o propósito de que meus pecados pudessem ser mortos... Eu não sou desobediente e vou declarar isso com os meus atos’ – Caso contrário, tudo que tens é apenas orgulho e uma fé vã. Você sabe que é um homem que vive em desobediência? Então não se vanglorie de ter fé em Cristo e em seu sangue purificador. Você pertence ao diabo pelas obras que sua vida demonstra a cada dia. Você está levando o nome de Cristo a vergonha e ao escárnio dos homens e dos anjos caídos... você está caminhando para a condenação eterna.”

Sermão pregado em 1 João 4.16-21, no Domingo, 07 de Junho de 1545 em Wittenberg, Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário