domingo, 6 de fevereiro de 2011

Amnésia


Nossa memória tem uma grande importância na nossa vida, pois ela forma nossa personalidade, nosso modo de ser, os sentimentos, os conceitos e a maneira como agimos diante do mundo. Nas Escrituras temos as informações que recebemos do Senhor e devemos ter em nossa mente a Aliança que Ele fez conosco e Sua promessa de Salvação no Calvário. A forma de lembrar ou esquecer os Seus ensinamentos determinará o rumo de nossa vida.

Em toda a Bíblia não encontramos nem seis citações do substantivo memória, enquanto que para memorial, temos mais de vinte citações. Entretanto, para o verbo lembrar, que tem como sinônimo recordar, existem mais de duzentos e cinquenta referências. Sabemos muito bem a importância do aspecto que a memória tem nas Escrituras Sagradas, tanto com referência à nossa mente, quanto à mente de Deus, pois na nossa recebemos o Seu conhecimento.

Se não temos uma compreensão perfeita de tudo que diz respeito à nossa própria mente, como poderíamos ter então um entendimento da mente de Deus? Temos uma tendência em guardar os piores acontecimentos que sucedem conosco. As pessoas que mais se relacionam conosco são as que mais marcam as nossas memórias. Recordamos geralmente as coisas mais tristes que nos acontecem e há pessoas que sempre se aprisionam ao ressentimento e as lembranças assolam a sua vida. Assim, se desejamos melhorar nossas atitudes e nossa maneira de viver, devemos aprender a agir em nossos relacionamentos entendendo a forma como Deus age conosco.

Em Hebreus 8:12 lemos: "Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei."  Analisando esse texto, encontramos nos originais do grego o termo mnêsthô para o verbo lembrareiTemos ainda, que mnaomai é a raiz desse termo que tem como definição lembrar, estar atento e recordar ou (ativamente trazer à mente). Vemos aqui neste texto o propósito de Deus e quando Ele nos diz: ...dos seus pecados jamais me lembrarei, revela-nos a Sua Misericórdia.  Analisamos em um outro post o texto de Miquéias 7:18 e vimos que Deus não retém sua ira para sempre pela sua Misericórdia. Este texto de Hebreus nos afirma também da mesma forma que Deus não retém em sua lembrança os nossos pecados.

A palavra lembrança no original grego é mneia, que tem como raiz o mesmo termo mnaomai (do verbo lembrar). Não seria um grande erro nosso, dizer que Deus não tem memória ou que ele a perca? A falta de lembrança não seria amnésia? Pois bem, o que nós desejamos aqui é realmente tentar entender a grandeza da Misericórdia de Deus para conosco. 

Jesus disse a um dos que queria segui-lo e está no Evangelho de Lucas 9:62  "Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus."  Quem lança mão do arado sabe que há uma linha a seguir e se olhar para trás não terá como realizar o trabalho de aragem. Jesus disse também em Lucas 17:32  "Lembrai-vos da mulher de Ló". Quem conhece a história da mulher de Ló (Gênesis 19:26) sabe que ela se perdeu, porque olhou para trás e não se salvou. A advertência de Jesus era para que os seus discípulos se lembrassem daquele fato e tirassem uma lição para o futuro quando da sua vinda. Portanto, lembrar-se do que já passou deve ser feito com a intenção de um aprendizado.

A maneira correta de construir o berço da sementeira se realizava sempre com o arado, pois no terreno se abre os sulcos da passagem para a chuva, ao sol e os adubos que lhe sejam aproveitados. Quando Jesus falava do trabalhador com o arado Ele queria demonstrar que não somente erra quem prepara um terreno e olha para trás, bem como aquele que deseja segui-lo e se prende ao passado. O povo de Israel no deserto sentiu saudades do Egito e isto foi desastroso para eles. Quando vivemos em torno dos acontecimentos do nosso passado, perdemos a oportunidade de viver o hoje de Deus em nossa vida.

Só há um aspecto positivo quando devemos olhar para o que já se passou, no sentido em que o passado seja sempre uma advertência para que não erremos em deixar de conhecer a Vontade de Deus para nós e poder servi-lo dia a dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário