terça-feira, 28 de junho de 2011

Habitar


"E me farão um santuário, e habitarei no meio deles" Êxodo 25:8. Quando lemos esse texto, tomamos conhecimento de que Deus prometeu que faria do homem a sua própria habitação e é assim que Deus esclarece de que maneira seria essa convivência. O santuário deveria ser apenas um lugar de repouso onde a arca teria que ficar.  Então por isso, nós precisamos dar conta de que a única intenção e vontade de DEUS seria mesmo a de HABITAR EM NÓS. 

Lemos em Isaías 66:1 "Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis vós? E qual é o lugar do meu repouso?". As Escrituras nos revelam a grandeza de Deus e devemos ter o entendimento de que Deus jamais faria de um templo a sua habitação.

No original grego o substantivo casa ou morada é oikos, enquanto o verbo habitar é oikeó. Quando nos referimos à nossa casa, o lugar onde moramos, geralmente estamos dando uma referencia de onde ela se situa. Isto é bem diferente de dizer que eu vivo ali, porque o substantivo casa sugere um lugar fixo, estático. Entretanto, quando usamos o verbo habitar (oikeó), significa que estamos dizendo que eu vivo ali, ou seja, (vivendo em casa).

A queda do homem resultou no seu afastamento da presença de Deus. Mas, o resultado da reconciliação feita em Cristo no Calvário se deu como a única perspectiva redentora. Em Hebreus 9:24, lemos: "Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus." Assim, em Jesus Cristo temos acesso ao Pai e esta é a dinâmica de Deus, que permite que tenhamos comunhão com Deus pelo Espírito Santo que fará sua moradia em nós.

Em I Cor 6:19-20 Paulo disse afirmativamente: "Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo."

Jesus disse a samaritana em João 4:14 "Aquele porém que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna". Nesse texto Jesus afirmou que aquela água seria nela uma fonte a jorrar para a vida eterna, algo inesgotável se a mulher tomasse dela. É desta maneira que Deus deseja vir a nós. Ele quer preparar o nosso interior para fazer ali a sua habitação. Porém, devemos compreender que esta moradia deverá ser em nós uma coisa dinâmica como uma fonte a jorrar e não como alguma coisa que se esgota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário