sábado, 18 de agosto de 2012

Atitude




 
"E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos." Tiago 1:22
Ouvir a palavra de Deus é muito bom. Isso alimenta em nós algo muito importante: a fé (que vem pelo ouvir a palavra de Deus - Romanos 10:17). Falar do Reino de Deus também é excelente. Mas Tiago nos ensina que a fé em si mesmo é morta, se não resultar em nós atitudes. Nossas obras (atitudes) devem refletir a fé que existe em nós.   
"Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma." Tiago 2:17
Falar é muito fácil. Repetir o discurso de Jesus é fácil. Mas de que adianta nós termos esse lindo discurso se não agimos conforme nosso próprio discurso? Precisamos cumprir a Palavra de Deus, e não somente ouvir, e enganar a nós mesmos com nosso discurso.

Essa é uma preocupação muito forte que Deus tem colocado no meu coração. Quando comecei a escrever esse blog, escrevi alguns posts que refletem mensagens lindas contidas na palavra de Deus, mas que não tem valor nenhum se não forem transformados em atitudes. Precisamos transformar nosso discurso em atitude. De que nos adianta dizer que não devemos mentir, mas continuamos mentindo? De que nos adianta dizer que devemos amar ao próximo, se não conseguimos amar a muitos que estão próximos de nós? Mais ainda, precisamos amar ao nosso próximo como Cristo nos amou! E Ele amou tanto que foi capaz de entregar sua vida por nós! Será que amamos realmente o nosso próximo? Jesus nos deixou esse mandamento:
"O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei." João 15:12
De que nos adianta nos chamarem cristãos ou servos de Deus, e não agimos como Cristo agiria, ou seja, conforme é a vontade do Pai para nós? Afinal, será que temos sido servos de Deus, ou seja, temos nos colocado real e inteiramente sujeitos à sua vontade? Ou temos insistido em viver apenas a nossa própria vontade? De que nos adianta dizermos que somos nova criatura, se ainda vivemos como o velho homem, numa vida de pecado, entregue aos desejos da carne?

Cumprir a palavra é viver uma vida cujas atitudes estão de acordo com a palavra. E isso significa dizer não ao pecado, buscando viver uma vida de santidade, sem a qual ninguém verá a Deus (Hebreus 12:14). Cumprir a palavra significa amar a Deus acima de todas as coisas, e o próximo como a nós mesmos, pois assim cumprimos toda a lei (Romanos 13:9Gálatas 5:14). Cumprir a palavra é andar em Espírito e ser guiado pelo Espírito Santo, de forma que os frutos do Espírito sejam vistos em nós, a saber:
"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." Gálatas 5:22
Cumprir a palavra é um desafio. Não é uma tarefa fácil. Mas a mesma graça que nos alcançou é a que nos capacita a viver a palavra de Deus.

Meu amigo, te convido nesse momento a refletir sobre as suas próprias atitudes. Será que tenho refletido a benção de Deus na minha vida? Ou tenho me enganados a mim mesmo com um discurso diferente das minhas atitudes? O desejo de Deus é que a minha atitude reflita a cada dia a glória de Deus. Ou seja, que cada atitude da minha vida reflita a palavra de Deus em mim. Que eu seja cada dia mais parecidos com Jesus. Que eu ame mais ao meu próximo. Que minha vida seja cada dia mais santa, para que o possa ver naquele grande dia. Que eu possa andar e ser guiado pelo Espírito Santo, para que Seus frutos sejam vistos em mim. Que a minha fé não seja apenas um discurso, mas que gere em mim sempre atitudes de um verdadeiro servo de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário