quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O que tenho confessado?



Vivemos num mundo no qual a palavra de um homem tem cada vez menos valor. Cada vez mais acreditamos menos no que um homem diz. Porque? Por causa da mentira que está cada vez mais presente na boca dos homens. Sim, a mentira virou algo normal, algo totalmente aceito pela sociedade, principalmente se a intenção por trás dela é positiva (pelo menos é o que dizem). Mas o que Jesus nos ensina é que o Diabo é o pai da mentira (João 8:44). Por isso, a boca do cristão só tem lugar para a verdade. Mas ao contrário do que está ocorrendo na sociedade, Deus sempre deu muito valor à nossa palavra. Esaú vendeu a benção da primogenitura através de acordo verbal (Gênesis 25:33) firmado com seu irmão e homologado por Deus. Deus dá muito valor às nossas palavras, afinal o que sai da nossa boca é um reflexo do que está em nosso coração:  
"O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca." Lucas 6:45
E se nós lermos Provérbios, aprenderemos muitas lições importantes sobre o que devemos falar. Entre essas lições, aprendemos que a vida e a morte estão no poder da língua. Ou seja, com nossa língua podemos determinar a vida ou a morte. E nós comemos o fruto daquilo que falamos.
"A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto." - Provérbios 18:21
Por isso a palavra nos ensina a usar nossa boca com sabedoria (Provérbios 21:23, Provérbios 31:26,...) e que devemos guardar a palavra de Deus no nosso coração (Salmos 119:11). Dessa forma, evitamos de pecar contra o Senhor e, como consequência, nossa boca falará apenas daquilo que agrada a Deus, pois nosso coração estará cheio do que agrada a Ele: a sua própria palavra. 
"Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvoVisto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvaçãoPorque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido." Romanos 10:8-11
O desejo de Deus é que a Sua palavra esteja junto de nós, na nossa boca e no nosso coração. E que a nossa boca confesse ao Senhor Jesus, crendo em nossos corações, para que sejamos salvos (pois não é suficiente confessar apenas "da boca para fora", sem crer realmente em nossos corações). Jesus disse que quem o confessar diante dos homens, Ele mesmo o confessará diante de Deus (Mateus 10:32).

A palavra confessar (do grego original homologéō) tem o sentido de dizer a mesma conclusão; concordar; professar uma completa concordância, estar alinhado com. Quando nós confessamos a palavra de Deus, nós estamos concordando com Deus. Nós estamos nos alinhando a Deus e à sua vontade. Nós estamos dizendo o mesmo que Ele, estamos falando a Sua língua. Observe também que essa palavra grega também é traduzida para o português como homologar. Quando nós confessamos a palavra de Deus, Ele homologa (aprova, confirma) nos céus o que nós dizemos. Quando cremos no nosso coração e confessamos a Jesus Cristo como nosso único e suficiente salvador, Deus homologa a nossa salvação em Cristo, pois nossa justificação não vem de nós mesmos, mas unicamente de Cristo. E o mesmo se aplica às demais bençãos que o Senhor nos prometeu pela Sua palavra. Quando nós cremos na palavra de Deus em nosso coração, e confessamos com a nossa boca a Sua palavra e a nossa fé que está firmada em Deus, Ele homologa (aprova, confirma) as suas promessas em nossa vida.

Para finalizar, gostaria de deixar algumas perguntas para refletirmos sobre o que temos confessado com a nossa boca. Será que as minhas palavras estão em conformidade com a palavra de Deus? Minhas palavras tem sido de murmuração (lamento e reclamação) ou de louvor a Deus (dando a Ele a glória, honra e louvor, mesmo em meio às lutas)? Minhas palavras tem sido de mentira ou de verdade? Minhas palavras tem sido de desconfiança (ou medo) em relação à minha sorte, ou tenho confessado a minha inteira confiança em Deus e no que Ele tem reservado para mim (pois todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus - Romanos 8:28)? Minhas palavras tem sido de ódio, ou de amor ao próximo como Jesus nos ensinou? Minhas palavras tem confessado as minhas fraquezas, ou a força que eu tenho em Cristo Jesus? Minhas palavras tem confessado a minha incapacidade diante das lutas, ou a força que nós temos no nosso Deus Todo-Poderoso? Minhas palavras tem confessado que eu sou pecador, ou que eu sou justificado pelo sangue do Cordeiro e uma nova criatura em Cristo Jesus?
"Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome." Hebreus 13:15

Fonte:http://voltemosapalavradedeus.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário