sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O que tem ocupado a sua mente?


Fonte da imagem: mapa do cérebro
 
"Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;" Colossenses 3:1-2
Você já parou para pensar no que você está pensando? O que tem ocupado a sua mente? O conselho de Deus para nós é pensar nas coisas que são de cima, ou seja, no Reino de Deus. Isso não quer dizer que você nunca deve pensar nas coisas terrenas, mas que o foco principal da nossa mente deve estar nas coisas celestiais.

"Buscai as coisas que são de cima" é, na verdade, uma reafirmação do que Jesus disse no sermão da montanha:       
"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:33
Qual tem sido o foco principal da nossa vida? Será o alcance de metas para essa vida? Nós vivemos em uma sociedade capitalista que incentiva cada vez mais o consumo, a necessidade de se possuir cada vez mais. Muitas vezes estamos tão ocupados com os afazeres dessa vida (trabalho, estudo, etc.) que não temos tempo para fazer o mais importante: buscar a Deus. Jesus disse para nós não nos preocuparmos demasiadamente com as coisas terrenas, pois Deus mesmo proverá tudo para as nossas vidas, assim como Ele provê para as aves do céu e para as ervas do campo (Mateus 6:25-32). O foco principal da nossa vida deve ser ajuntar tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não consomem ou os ladrões não roubam (Mateus 6:19). Afinal, aonde estiver o nosso tesouro, ali estará o nosso coração:
"Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Mateus 6:21
Se o foco principal da nossa vida for o Reino de Deus, então os nossos pensamentos devem estar de acordo com o nosso foco, ou seja de acordo com o Reino de Deus. O escritor de Colossenses continua:
"Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; nas quais também em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas;mas agora despojai-vos também de tudo isto: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca; não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;"  Colossenses 3:5-10
Se nós somos novas criaturas (nascidos de novo em Jesus pelo seu sacrifício na cruz), portanto nossa mente deve ser também renovada e moldada de acordo com o caráter de Cristo. Isso quer dizer que devemos exterminar das nossas vidas as inclinações carnais, como a prostituição, impureza, avareza, ira, malícia, maledicência, mentira, etc. Ou seja, essas coisas não podem achar lugar em nossas mentes e corações. Antes, o que deve abundar em nossas mentes e corações é a palavra de Cristo:
"Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração." Colossenses 3:12-16
A palavra de Cristo habitar em nós abundantemente significa que o caráter de Cristo deve estar dentro de nós. Ou seja, o nosso coração e a nossa mente devem estar cheios daquilo que Cristo nos ensinou: que sejamos cheios de misericórdia, benignos, humildes, mansos e longânimos. Não são esses os frutos do Espírito descritos em Efésios 5?
"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." Gálatas 5:22
Isso significa dar lugar dentro de nós ao Espírito Santo, para que seus frutos abundem nas nossas vidas e se transformem nas atitudes ensinadas por Cristo. Assim como Cristo nos perdoou, devemos estar sempre prontos a perdoar. Se as nossas mentes e corações estiverem voltados para a palavra de Cristo, andar no Espírito (ter nossas atitudes guiadas pelo Espírito Santo) será consequência natural. Mas se nossas mentes e corações estiverem cheias dos frutos da carne (como "adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas" Gálatas 5:19-21), iremos fatalmente andar na carne e sair assim do plano de Deus para as nossas vidas. Por isso precisamos controlar aquilo que tem entrado na nossa mente. Esse foi o conselho descrito em Filipenses:
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." - Filipenses 4:8
Portanto, gostaria de convidá-lo a pensar mais a respeito daquilo que temos deixado entrar em nossas mentes e corações. Porque constantemente o mal tenta entrar sorrateiramente nas nossas vidas, e muitas vezes começar agir por pequenos pensamentos ou sentimentos que posteriormente se transformam em atitudes que são opostas à boa, perfeita e agradável vontade de Deus. O desejo de Deus é que Cristo seja o centro da nossa vida e que, dessa forma, possamos andar em Espírito e abundar nos seus frutos ("amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança"). Minha oração é para que nossas mentes e corações estejam livres de toda impureza carnal e das preocupações dessa vida, mas cheios de toda bondade, justiça e verdade. E que assim, possamos desfrutar da seguinte promessa:
"Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti." Isaías 26:3

Fonte:http://voltemosapalavradedeus.blogspot.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário