quinta-feira, 2 de maio de 2013

MEUS LIVROS MEUS LÍRIOS

                                   site da imagem studiomangarosa.com.br
Por Maria Helena Costa

Minha história com os livros brotou como amor antigo
Pois só na maturidade deles me tornei íntima.
Nossas dobras fazem hoje um par de encontros perfeitos:
Na rua e em casa, na cama, na mesa e na cozinha.

Meu objeto mais íntimo, despido de qualquer pudor,
Fazemos os caminhos mais doces e talvez os mais loucos
Em todos os nossos momentos de amor...
Ah! E com a fidelidade dos que não mais necessitam juras de amor...

Com eles conheço ruas, calçadas e avenidas,
Países longínquos, terras as mais distantes.
Saboreio do manjar o mais doce, da maldade a mais amarga,
E aprendo, sobretudo, que o conhecimento não finda com a madrugada...

Sou Suassuna, sou Regina de Paula, sou Lucinda, Guimarães e Adélia.
Vivo dos poemas mais lindos e também dos mais inquietos,
Sou o desencontro do humano nas letras que buracos fazem,
Que escavando a alma, deitando-se na prosa acalmam.

Esse enlace com o livro concedido pela vida,
São os lírios do meu campo que povoam em cada canto,
De novo e em cada instante, meu lar, minha morada.

São passagens, são passadas, que estrangeiro se refaz.
Cada sopro de um livro um sulco no meu peito crava,
Fazendo ressurgir o meu jeito sempre novo, assim como o meu olhar...

Extraído do livro Borboletrando na vida de Maria Helena Costa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário