segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Evangelizar é convencer


Elben César

Está conseguindo convencer muita gente, tanto daqui como de quase toda a província da Ásia. (Atos 19.26)
Evangelizar significa convencer uma pessoa de que nem todas as suas crenças e as suas ações estão corretas à luz do evangelho. É um trabalho difícil, demorado e cansativo. O sinônimo de convencer é persuadir. Os dois verbos aparecem várias vezes no livro de Atos, o que é explicável porque era esse o ministério dos apóstolos. Vejam-se os seguintes registros históricos:
Em Tessalônica, Paulo e Silas conseguiram convencer algumas pessoas depois de pregar quatro sábados seguidos (17.4).
Em Corinto, todos os sábados, Paulo falava na sinagoga e procurava convencer os judeus e não judeus (18.4).
Ainda em Corinto, os judeus agarraram Paulo e o levaram ao tribunal, sob a alegação de que estava querendo convencer o povo a adorar a Deus de modo contrário ao deles (18.13).
Em Éfeso, por três meses, Paulo foi à sinagoga e falava, conversava e tentava convencê-los a respeito do reino de Deus (19.8).
Em Cesareia, o rei Agripa não se sentiu convencido e declarou a Paulo: “Por pouco me persuades a me fazer cristão” (26.28, RA).
Outra vez em Éfeso, Demétrio chamou os seus colegas de profissão para dizer que um tal de Paulo estava conseguindo convencer muita gente, tanto na cidade como em quase toda província da Ásia (19.26).
Em Roma, Paulo reuniu um grupo de pessoas em sua casa e desde a manhã até à tarde expôs a Palavra, procurando persuadi-los a respeito de Jesus.
Paulo e os outros sabiam muito bem que a missão precípua do Espírito Santo é convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8)!
>> Retirado de Refeições Diárias: no Partir do Pão e na Oração. Editora Ultimato.
Fonte:http://ultimato.com.br/sites/devocional-diaria/2013/08/13/autor/elben-cesar/evangelizar-e-convencer/

Nenhum comentário:

Postar um comentário