sábado, 12 de outubro de 2013

Jesus + Nada!

Daniel Nogueira

"E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.”
Existem poucas parábolas que são tão claras quanto essa. Acho que talvez seja fácil entender essa parábola porque a sociedade a nossa volta é bem parecida com a sociedade da época de Jesus. Nessa parábola Jesus mostra o comportamento de duas pessoas diferentes: um religioso que confiava em si mesmo, crendo que era justo, e desprezava os outros; e um publicano (naquela época os publicanos eram muito mal vistos na sociedade, e eram marginalizado pelos religiosos) que sabia que era pecador e confessava isso. O religioso confiava em suas boas obras para justificar-se diante de Deus: dizia que não era ladrão, nem injusto, nem adúltero, nem publicano (isto é, traidor, corrupto, etc). Já o publicano sabia que era pecador e se aproximava de Deus inteiramente confiado na sua misericórdia. Ele se humilhava diante de Deus e sua oração foi a menor e mais simples possível: ”Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!”. Jesus esclarece que o publicano é que voltou para casa justificado, pois se humilhou diante de Deus, ao contrário do fariseu.
Dessa parábola podemos tirar uma grande lição. Existem dois tipos de pessoas: as que sabem que são pecadoras e reconhecem que necessitam de Jesus, e as que pensam que não são pecadoras e/ou não necessitam de Jesus. O mais interessante é que o segundo grupo de pessoas pode ser composto tanto por agnósticos/ateus e não-cristãos quanto por religiosos! Entenda uma coisa: não confie em você mesmo, pois você NUNCA poderá justificar-se diante de Deus. Porque? Porque você - assim como eu! - é um pobre pecador que não tem nenhum direito além da morte. A bíblia diz que o salário do pecado é a morte. Portanto, nós como pecadores só temos direito a um salário: à morte. - ou vai me dizer que você nunca pecou?
Mas Deus mesmo, sabendo da nossa fragilidade e impotência, providenciou um escape para nós: a morte do seu filho Jesus na cruz em nosso lugar. Deus mesmo enviou seu próprio filho para viver uma vida perfeita e oferecer um único sacrifício perfeito e agradável a Deus, para que nós, mediante a fé em Jesus, pudéssemos alcançar o perdão dos nossos pecados. Essa são as boas novas! Nós não merecemos, mas Deus providenciou uma salvação para nós: Jesus. E isso é a Graça de Deus! Ele fez TUDO para que nós não precisássemos fazer NADA além de crer pela fé em Jesus!
Paulo entendeu bem isso e ensinou:
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” Efésios 2:8-9
Quão bom é compreender a GRAÇA de Deus. Quando você entende isso você descansa, pois sabe que não precisa fazer nada além de receber Jesus como seu único e suficiente salvador. Que verdade libertadora! Agora eu não preciso me preocupar em viver uma vida de sacrifícios, auto-flagelo, longas orações, longos jejuns, etc… Não! A obra já está consumada! Jesus fez tudo para nos justificar! Para de tentar se justificar vivendo uma vida “religiosa”. Uma falsa religiosidade que só te traz orgulho e faz você se crer superior e desprezar aos outros! Compreender a graça de Deus é compreender o quão impotentes somos e saber que toda a nossa salvação está em uma única pessoa: Jesus! Quão paradoxal é um cristão orgulhoso! hahaha Se é orgulhoso não pode ser seguidor de Cristo!
Eu te convido a receber a Jesus no seu coração. Aceite o seu sacrifício na cruz por você! E descanse na graça de Deus! Humilhe-se diante da potente mão de Deus confessando que você é um pecador e não pode fazer nada para se salvar! Faça isso e creia em Jesus que ele mesmo te justificará, pois ele já fez tudo!
"Mas, a todos quantos o receberam [a Jesus], deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;" João 1:12
A partir de aí Jesus te convida a viver uma vida emocionante, confiado inteiramente na sua graça, e descobrir quão ricas bençãos Ele tem para seus seguidores! Siga a Jesus você também e descubra quão maravilhoso é viver uma vida confiado em um amor tão grande e incondicional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário