domingo, 27 de outubro de 2013

Manifestar significa...






















Imagem:http://renovacast.com.br

Por: Pedro Paulo

As pessoas tem saído às ruas em protesto no Brasil desde Junho deste ano para reivindicar os seus direitos de cidadãos, pois elas se perceberam sem esses direitos. A indignação não se monta  por uma questão apenas, mas seria muito penoso narrar aqui tudo que tem sido negado ao povo com relação a saúde (ou falta dela), educação, transporte, moradia, etc. Essa indignação estampada nas ruas se faz evidente não só nas faixas, como também na face de todos que saem em protesto. Mas, o pior é a corrupção... 

O que essas manifestações tem a ver com nós cristãos? Não concordamos com nenhum tipo de vandalismo, mas como cristãos não podemos ficar calados diante a inércia daqueles que deveriam governar para o bem-estar de todos. O que ocorre no nosso país revela que essa corrupção parece ser hereditária. Devemos além de orar, manifestar deixando claro a nossa intolerância aos direitos de cidadãos que nos são negados quase, sempre...

Nos originais do grego manifestar é o termo phaneroo que tem na sua raiz phos ("luz") e significa: revelar, dar a conhecer, evidenciar, deixar claro (aparente), tornar visível, mostrar, etc. 

Pois bem,  phosphorus é o termo grego que significa simplesmente: luz. Observamos ainda que o termo phos (um substantivo neutro) significa corretamente, a luz (especialmente em termos de seus resultados, o que se manifesta) no NT, a manifestação da vida auto-existente de Deus, divina iluminação para revelar e transmitir a vida.

O Verbo de Deus (a Palavra) precedeu o "Haja luz" de Gêneis 3:3. Deus se revela na Sua palavra e nela temos o pleno conhecimento que de fato Deus é Santo e justo e Ele não tolera a injustiça. A condição humana negativa tem levado o homem a um insuficiente conhecimento de Deus. Nas Escrituras vemos as advertências de Deus contra a balança enganosa, contra o pecado, contra os governantes pela prática de uma politica enganosa e dos seus erros, contra os falsos profetas e o falso culto.

Deus é Luz e nEle não há trevas, Ele não pode tolerar o pecado que se opõe e contradiz o Seu padrão de Santidade. Tolerar no original grego é aphiémi e significa permitir. No latim tolerância procede de tolero, que significa suportar um peso ou a constância em suportar algo. Embora tolerar tenha significado positivo como a capacidade de ser indulgente para com os outros, ela pode ser negativa quando passa a ser permissiva com relação ao erro e o pecado.

Fomos criados à imagem e semelhança de Deus, o pecado porém deixou essa imagem totalmente desfigurada. "A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou". Epístola aos Romanos cap. 1:18-19.

Essa ira de Deus é contra o homem que pratica o pecado, não é como a nossa, um sentimento ruim e egoísta. A ira de Deus é a reação do Deus Santo contra a perversidade humana. Os teólogos dizem sabiamente que o zelo (ou amor) de Deus pelo homem se manifesta no juízo exercido por Ele para aplacar essa ira. Houve por bem a Deus revelar-se em Sua misericórdia através do sacrifício de Jesus Cristo, para nos resgatar dos nossos pecados. 

Na verdade o ser humano encontra-se perdido como que em um labirinto e precisa ser resgatado e a palavra de Deus se manifestou em esperança para os homens. Em João 17:6, Jesus orando ao Pai disse: "Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra".

Guardar a palavra de Deus no coração nessa hora, mas sem ser tolerante com aqueles que praticam a injustiça, pois sabemos que a nossa esperança está em Jesus que prometeu conforme lemos em Mateus 5:6 "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos".

Um comentário: