segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Sabedoria com conhecimento, força com solidez


Leonel Elizeu Valer Dos Santos

“O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força.” Pv 24; 5

Estamos acostumados à ideia que um mal pode anexar outro, “progredir” em sua decadência. “Um abismo chama outro abismo…” Sal 42; 7 ou: “…se cobrem, com uma cobertura, mas não do meu espírito, para acrescentarem pecado sobre pecado;” Is 30; 1

É próprio de nossa natureza nos aprofundarmos naquilo que aprovamos. Seja na floresta da virtude ou do vício, com o decurso do tempo, “afundamos” na mata.

No verso supra Salomão apresenta um virtuoso que complementa um bem com outro; sabedoria com conhecimento; força com solidez. Claro que, nem todos são radicais; totalmente dados ao erro, ou, à virtude. Há em grande monta os medíocres que são uma mistura de “água e vinagre”. Digo, que andando na senda da virtude repousam um pouco à sombra do erro; ou, que adentrando à mata do vício, vez por outra acampam na clareira dos bons valores. Aliás, desse tipo somos, a imensa maioria.

Dados os pleitos opostos de corpo e espírito, nossa alma busca agradar ambos. Quem lograr atender apenas um, será um santo, ou, devasso, conforme sua escolha.

Vamos nos deter, por ora, na presunção de um ousado que anele ser santo; acrescer virtude a virtude; andar de glória em glória, de valor em valor. Contra a inclinação natural, tal presumido venturoso não se amoldará à mediocridade. Além da digna opção pelo trabalho, por exemplo, terá a excelência na execução, como testemunho da nobreza de sua índole. Acrescentar sabedoria ao conhecimento, preceituou o sábio.

Certa vez durante um churrasco na praia um irmão perguntou-me em pleno almoço: “Defina a diferença entre sabedoria e conhecimento.” Ora, aquilo me pegou de surpresa, pelo local e hora inusitados, bem como o peso da tarefa proposta. Respondi o que me ocorreu na hora, mais para me desincumbir que por saber deveras o que dizia. Um homem de conhecimento espiritual sabe que “ficarão de fora os mentirosos, - disse – um sábio, não mente.

Ele sorriu satisfeito com o resposta. Eu não estava mui certo que dissera o que devia. Depois, pensando melhor, cheguei à conclusão que a resposta nem fora tão ruim como pensava. Foi definido o conhecimento como estar de posse de uma informação, no caso, de cunho espiritual; isso é pacífico, afinal, é um bem teórico; e a sabedoria, com agir conforme o conhecimento.

Sim, o conhecimento de per si é amoral; pode ser acessório ao vício ou virtude. Fazendo a segunda escolha sustentará à sabedoria. Assim, chegamos ao segundo preceito: Consolidar a força.

Sim, o fato de algo ser forte não o faz sólido, necessariamente. O concreto usado na construção civil, por exemplo: Se misturado na devida proporção é muito forte. Entretanto, antes de solidificar pela ação do tempo e ambiente é frágil de modo que pode ser perfurado com a mão. Conheço pessoas que para o trabalho são robustas como um baobá; mas, de alma, frágeis como uma samambaia. Essa mistura de força e fragilidade resulta na preponderância da última; pois, acaba sendo a alma que direciona o corpo naqueles que não têm vida espiritual sadia.

Mesmo que, no conhecimento a alma tire dez, por capitular aos anseios do corpo, acaba levando um zero em vontade, determinação; e nas coisas espirituais, não somos aprovados com “média cinco”.

Ainda que descansemos em mérito alheio, de Cristo, nosso arrependimento e confissão devem ser radicais, cabais. Nosso esforço em progredir na prática da vontade expressa de Deus é um “mérito” do qual não podemos prescindir, se, somos cristãos de fato.

Quem ousar sair do centro confortável da maioria, certamente enfrentará oposição por duas razões: Primeiro, sua excelência o fará sobressair despertando inveja; depois, sua vida acabará expondo de modo cristalino a mediocridade que o rodeia. Entretanto, quem não fizer tal escolha de ser sal e luz ao preço que for, acabará com a pecha de mornidão espiritual, como denunciou o Senhor, no Apocalipse: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.” Apoc 3; 15 e 16

Na verdade, por irônico que pareça, consolidamos “nossa” força dependendo totalmente da força do Todo Poderoso. Ensinou Paulo: “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza… Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” II Cor 12; 9 e 10 Assim, quem venceu o Mundo, a carne, o pecado, a morte, é o Forte. Jesus Cristo. E quem repousa na Sua sombra, consolida sua salvação.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O cântico de Simeão








John Stott

“Meus olhos já viram a tua salvação… luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo.” [Lucas 2.30,32]
Hoje seremos apresentados a esse homem piedoso, chamado Simeão. Ele aguardava ansiosamente o Messias, e Deus lhe disse que ele não morreria antes de vê-lo. Movido pelo Espírito Santo, ele entrou no pátio do templo no momento exato em que José e Maria chegavam ali com seu filho de oito dias. Foi um exemplo maravilhoso de sincronização divina.
Naquele instante, Simeão teve discernimento espiritual para reconhecer Jesus. Ele o tomou nos braços, não instintivamente, para dar-lhe um abraço, mas como um gesto simbólico de reconhecimento, que ele deixou evidente em seu cântico: “Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo” (Lc 2.29).
Primeiramente, Simeão viu Jesus como a salvação de Deus. O que seus olhos tinham visto foi o filho de Maria; o que ele disse ter visto foi a salvação de Deus, o Messias que Deus havia enviado para nos libertar da pena e da prisão do pecado.
Em segundo lugar, Simeão viu Jesus como a luz do mundo, que iluminaria as nações e traria glória a Israel. Conscientemente ou não, ele ecoou Isaías 49.6, um versículo que mais tarde teve um importante papel na teologia missionária de Paulo.
Em terceiro lugar, Simeão viu Jesus como um motivo de divisão, uma rocha que seria tropeço para alguns e edificação para outros. Ele faria com que alguns se erguessem e que outros caíssem. Diante de Jesus, a neutralidade é impossível.
A história de Simeão é uma lição acerca da nossa condição espiritual. Que Deus nos conceda o discernimento para vermos, sob a superfície das aparências, a realidade de Jesus Cristo!
Para saber mais: Lucas 2.25-35
>> Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Ilegalidade: uma palavra pesada


Por Pedro Paulo

Em Mateus 5.20, Jesus disse aos seus discípulos: "Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus". O farisaísmo era a seita religiosa mais forte que dividiam os judeus na Palestina. Primavam-se pelo rigor na observância de algumas leis que julgavam ser de uma pureza absoluta. Jesus não só reprovou as atitudes dos religiosos de sua época, como expôs a cegueira deles. Sempre se referia a eles chamando-os de hipócritas e, creio, essa é a melhor forma como se pode identificar o tremendo engano em que viviam: a hipocrisia religiosa.

No final do Sermão da montanha Jesus disse: “Nem todo o que me diz: Senhor,Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus… Então lhes direi claramente:Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”. Mateus cap. 7:21-23.

Nos originais do grego o termo anomia é a palavra iniquidade, que tem a sua definição sucinta como: ilegalidade, ou o desprezo pela Lei de Deus. Ilegalidade também significa: injustiça, desobediência, pecado. Ainda temos que, "anomia (pecado) inclui o final do impacto da quebra da lei, ou seja, sua influência sobre uma pessoa alma (estado diante de Deus)".

A ilegalidade, ou podemos dizer o pecado, levou os religiosos fariseus a substituírem a Lei de Deus pelas tradições, por isso se encheram de falsos ensinamentos. Eles se apresentavam como protótipo de uma pessoa irrepreensível, perfeita; porém o legalismo os faziam subir no pedestal da vaidade (religiosa). Não reconheciam suas fraquezas e limitações, se achavam pessoas suficientes apenas pelas suas práticas religiosas. Suas condutas os distanciavam cada vez mais do amor e da misericórdia de Deus.

Precisamos discernir o grande perigo que ronda os nossos dias, o farisaísmo, porque a hipocrisia religiosa ainda continua gerando discípulos e Deus não pode tolerar a iniquidade. O Senhor usou o seu profeta para dizer ao povo essas palavras que lemos em Isaías no capítulo 1.13  "Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene". 

domingo, 1 de dezembro de 2013

Nada acontece se você se permanece atrás

 Por:Daniel Nogueira

Ontem ouvi na minha igreja uma mensagem que eu gostei muito e queria de registrá-la aqui, antes que eu a esqueça (rs). Foi ministrada pelo pastor Rick Addison, da igreja The Grace Place da Flórida. Se você entende bem inglês ou espanhol, pode conferir o áudio da mensagem original no site da igreja River Valley (mensagem do dia 22/set/2013).


"E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?E, quando subiram para o barco, acalmou o vento."Mateus 14:26-32

A vida é feita de oportunidades. Diversas oportunidades passam por nós todos os dias da nossa vida. Aproveitar a oportunidade na maioria das vezes envolve arriscar-se. Alguém uma vez disse algo parecido com:

"É possível consolar-se por haver falhado ao tomar alguma oportunidade, mas não existe consolo para o fato de não ter aproveitado uma oportunidade. Você nunca saberá se teria falhado ou não."
Em outras palavras, se você arriscar-se em aproveitar uma oportunidade, você pode ter sucesso ou falhar. No pior caso você vai falhar e consolar-se depois dizendo: eu pelo menos tentei. Por outro lado, se você nem sequer tentar, nunca poderá consolar-se pelo que nunca aconteceu.

O sucesso envolve risco. Nada acontece se você não se arrisca. Se você permanece atrás e não dá um passo adiante. Pedro nunca teria caminhado sobre as águas se não tivesse dito a Jesus: "Se és tu, deixa-me ir ter contigo". Pedro falhou ao caminhar sobre as águas? De certo ponto de vista sim, pois no final ele se afundou. Mas por outro lado, ele foi o único ser-humano (além de Jesus) que andou sobre as águas!

O que ocorreu com os 11 discípulos que permaneceram no barco? Eles não tiveram essa experiência maravilhosa e única. Você nunca vai experimentar o sucesso na vida se você não se arriscar. Sucesso envolve risco. Se você não quiser se arriscar, viverá uma vida normal, mediana. Mas você pode viver grandes momentos na sua vida e fazer algo que nunca ninguém antes fez, se você aceitar arriscar-se.

É importante entender que falhar é normal. Falhar é inerente à vida humana. Mas você precisa aprender a lidar com a falha. Se você falhar, tente novamente. Se você falhar na próxima, tente falhar diferente, tentando falhar "melhor" ou com mais "estilo".

Uma vez um repórter estava entrevistando um cientista que havia descoberto uma vacina importante contra uma doença. E ele havia tentado antes e falhado cerca de 200 vezes! O repórter lhe perguntou "como você se sente tendo falhado 200 vezes?". Ele respondeu: "Eu não falhei 200 vezes. Eu descobri 200 formas de não conseguir essa vacina." Conclusão: encare a falha de forma natural. Errar é humano. Tente novamente de outra forma. Não desista por mais que falhe muitas vezes. O sucesso pode estar logo ali, na próxima tentativa!

As vezes as pessoas pensam que um caminho "não é de Deus" porque está difícil. Esse pensamento está muito equivocado. Não existe o momento ideal para se obter sucesso. Muitas vezes o sucesso virá em momentos completamente adversos. No caso de Pedro, qual momento você escolheria para andar sobre as águas? Eu escolheria um momento em que a água estivesse como um espelho (bem plano, sem onda nenhuma), escolheria uma hora do dia em que estivesse bem claro (não 3 horas da madrugada), e que não houvesse vento nenhum. Mas Pedro não se importou com o momento. A oportunidade de andar sobre as águas era aquela e ele aproveitou! Ele andou sobre as águas! Se estivesse esperado o momento ideal, nunca andaria. Você pode pensar: mas ele falhou! Ele começou a se afundar! Eu diria: não, ele não falhou! Quem falhou foram os 11 discípulos "medrosos" que permaneceram dentro do barco.

Existem muitos cristãos "medrosos" que estão permanecendo dentro do barco. Mas Deus quer que nós demos um passo além. Que nós nos atrevamos a agir por fé. Não é um passo de fé em você mesmo. É um passo de fé em Jesus, e sabendo que Ele irá com você. E que, com Ele, você pode todas as coisas. Como disse Paulo:

"Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" - Filipenses 4:13
Não tenha medo de falhar. Você pode falhar X vezes. Mas o capítulo final da sua vida ainda não foi escrita. Mesmo que você tenha tido até agora uma vida cheia de fracasso, saiba: o sucesso pode estar bem diante de você. Apenas tenha fé em Jesus e siga adiante. Lembre-se do que Jesus disse:
"E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus" - Lucas 9:62
Olhar para trás não é a atitude que Deus quer de nós. Pelo contrário, devemos esquecer as coisas que ficaram para trás (nossos erros, nossos fracassos anteriores), ter fé em Cristo e prosseguir adiante. Como Paulo disse:
"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." - Filipenses 3:13-14

Fonte: http://blogdodanielnogueira.blogspot.com.br/2013/09/mudamos.html