segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Justificação pela graça

Efésios 2:8-9 "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." Este post, parece um complemento do anterior, porém achamos melhor dizer que a diferença entre ambos é apenas uma questão de óptica A teologia, em sua etimologia deve ser definida como a ciência que estuda sobre Deus e todos os assuntos pertinentes à fé e à religião. Isto, muitas vezes, tem complicado a visão humana e porque não dizer do crente da mensagem central do Evangelho que é o amor de Deus manifestado ao homem, esta é a pura verdade.

Por que justificação pela graça? Porque acrescentamos o termo "pela graça", se já havíamos falado só em justificação? É isto o que nós desejamos esclarecer agora! Vamos assim às respostas, desejando simplificar o que não ficou tão esclarecido. Então vamos voltar à palavra de Deus que nos traz uma definição simples do que pode significar: salvação pela graça por meio da fé. Está em Hebreus no capítulo11:1 "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção dos fatos que se não vêem." Queremos analisar também a nossa definição de fé com base neste texto e o que ela significa para nós, que é mais ou menos isto: A fé é uma mão estendida, com a certeza que seu pedido virá ser atendido. A justificação é oferecida pela graça e recebida na fé em Jesus Cristo, em seu sacrifício feito na cruz.

O plano original de Deus encerra-se no Calvário, onde se manifesta a Graça oferecida sem preço, àquele que tendo a sua mão estendida recebe o favor, isto que é simplicidade!  Devemos ser agradecidos a Deus por sermos cristãos e entender o seu propósito em nosso favor, porque Ele atribuiu (ou creditou) em seu Filho, o que era devido por nós. Se erramos em não conhecê-lo, poderemos receber agora o seu perdão e nos fazermos reconhecedor desta dádiva. O seu ensinamento, que é tão simples consiste em aceitar o que de graça nos é ofertado e que é suficiente, mas, temos de recusar que o legalismo religioso possa cruzar pelo nosso caminho, trazendo um jugo difícil de suportar. Portanto, se pela graça somos salvos, isto era o que Paulo estava querendo dizer aos irmãos da igreja de Éfeso, que era de graça mesmo, sem custo, sem preço pré-estabelecido. Do contrário, a morte daqu'Ele que fez por nós a expiação das nossas culpas, teria então, será que poderíamos perguntar, teria com isto alguma graça?  Claro que não!!!  Foi o que Paulo disse aos Romanos, cap. 11:6  "E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça." Este versículo, sempre me impressionou, mesmo!  Isto é na verdade, a simplicidade do evangelho de Jesus...

Lutero, o maior reformador conhecido, usou a palavra somente para dar uma maior ênfase ao entendimento, sobre a justificação pela graça. Ele fez uma reformulação do texto dizendo assim: Somente pela graça sois salvos... Mas, como sabemos, isto não foi muito bem aceito pelos radicais, acreditamos que Lutero não desejava acrescentar nada ao texto bíblico, ele apenas usou esse termo para dar uma maior ênfase ao texto. Ele queria apenas, dar uma maior luz ao entendimento que estava tão obscurecido por uma indigente religião, que precisava vender aquelas indulgências, anunciando uma salvação inexistente. Isto foi o motivo que o levou a romper com a Igreja de Roma e a sua rejeição era de uma doutrina que não baseasse a salvação, que não fosse estabelecida no padrão bíblico, pela graça somente. Este foi o ponto maior da sua discórdia e do seu protesto, de onde veio surgir mais tarde o termo " Protestante".

Não sou postulante de algum cargo de igreja, não sou teólogo, nesta matéria de teologia sou um iniciante, porém, o que entendemos por simplicidade, são os textos mesmos que revelam. Não existe nada obscuro na palavra de Deus, mas a doutrina que o homem insiste em criar e que a religião tenta impor, é que escravizam a mente e o coração de alguns incautos. Ai daqueles que assim procedem!  Eu creio que julgar é temerário, mas temos visto actualmente por aí, coisas de arrepiar acontecendo nas igrejas denominadas "evangélicas". Estes acontecimentos, têm demonstrado o afastamento que elas tem feito dos princípios que a Reforma estabeleceu. Um dos principais princípios dela foi o Sola Gratia, que é este: A salvação somente pela graça. A única mensagem do evangelho é o amor de Deus manifestado ao homem, não é verdade? Pois bem, Jesus quando veio para realizar sua obra de redenção, oferecendo-se como único e suficiente meio de justificação, encontrou entre o povo uma religiosidade tão hipócrita que disse: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito, e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!" Mateus 23:15. Isto define bem, o espírito da religiosidade farisaica daquela época.

Para reforçar nosso entendimento, queremos dizer que a  "consente com a verdade do evangelho" de todo o coração (Catecismo Maior de Westminster).  A nossa justificação pertence ao autor da nossa fé. Aquele que deu a sua vida por nós e pagou por nossas culpas, que foi Jesus o Cordeiro de Deus, que levou sobre si, o que era devido por nós, oferecendo de graça o seu perdão e a salvação. A nossa fé, deve se fundamentar, na certeza do que a palavra de Deus nos ensina sobre esta verdade que é: Salvação somente pela graça.  Ao encerrar esse post gostaria de deixar em destaque, algumas palavras que Lutero disse à respeito da justificação pela graça, que foram estas: "Eu creio que não posso por minha própria razão ou força, acreditar em Jesus Cristo meu Senhor, ou buscá-lo; mas o Espírito Santo me chamou através do Evangelho, me iluminou com os Seus dons, e me santificou e preservou na verdadeira fé; da mesma maneira Ele chama, reúne, ilumina e santifica toda a Igreja Cristã da terra, e preserva a sua união com Jesus Cristo na verdadeira fé..."

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