quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Salvos... mediante a fé

Em Efésios 2:8-9 lemos, "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." Diante desta afirmativa do Apóstolo Paulo, nós podemos concluir que seremos salvos, mediante a fé e que ainda, segundo nos revela esse texto, esta fé, tão necessária para nossa salvação, não vem de nós, é um dom de Deus. A diferença entre aquilo que o homem acredita e a fé dada por Deus ao homem para crer, é esta: "Que a fé é o fruto de um dom de Deus oferecido gratuitamente a todo aquele que nele crer."

Podemos afirmar que a fé não é o raciocínio humano e muito menos seria, a lógica humana. Entendemos que o conceito de fé estabelecido pelos homens, estava fundamentado numa possibilidade de: Acreditar em alguma coisa... Ou também: Crer em alguma coisa... Porém, encontramos na palavra de Deus, uma definição correta do que a fé significa: Hebreus 11:1 "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção dos fatos que se não veem." Examinando esse texto no original grego, vamos encontrar o termo upostasis, que é traduzido por certeza, que tem no seu melhor sentido o significado de: esperar com convicção, ou  fundamentado numa certeza. Diante disto, podemos dizer que a esperança do cristão tem na sua base uma realidade não visível aos olhos humanos, firmado em alguma coisa concreta. O fundamento da fé Cristã é calçado na promessa de Deus, que enviou o seu Filho para resgatar o homem realizando a sua remissão (ou sua salvação).

Não é a fé que salva o homem, mas sim, a sua fé naquele que pode realizar a justiça de Deus pela sua vida. Quando aceitamos a mensagem do evangelho, estamos crendo no sacrifício de Cristo como a justiça de Deus realizada para a nossa justificação e isto é feito mediante a fé. Em Hebreus 9:22 temos, "Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão." Neste texto temos que, sem o derramamento de sangue não há remissão!  A melhor tradução da palavra remissão no nosso vocabulário é: restituição, indulgência ou perdão.  Portanto, remissão significa também salvação no seu melhor sentido, pois o perdão tem como expressão, em sua melhor tradução como: "A remissão de culpa". Por isso, nós podemos dizer que a palavra remissão, significa: salvação.  Esse tema da justificação merece toda a nossa atenção, pois julgamos relevante entender realmente qual o verdadeiro significado de que, nós seremos salvos... mediante a fé.

O homem deveria ser restituído da sua culpa, por isso mesmo, em João 12:24 Jesus disse: "Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto." Jesus estava falando da sua morte no Calvário, onde o mistério de Deus seria revelado ao homem para a sua salvação. Todo aquele que viesse a aceitar este propósito, receberia a suficiente remissão de sua culpa. O preço da redenção foi pago com a morte daquele que veio para redimir àquele que crendo, fosse salvo de sua culpa. A vida do cristão brota da semente que rasga a terra, para que sua vida possa surgir, na morte de Jesus. A fé justificadora termina em Cristo, em seu sangue e em seu sacrifício; esta foi a promessa de Deus feita ao homem e por isto, esta é a maior mensagem do evangelho que está declarada para os homens. Em João 3:16, temos: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." 

João Calvino comparou a fé a um vaso vazio e escreveu assim:  "Comparamos a fé a uma espécie de vaso; pois a não ser que cheguemos vazios e com a boca de nossa alma aberta para buscar a graça de Cristo, não somos capazes de receber Cristo"  O apóstolo Paulo quando escreveu a carta aos Romanos, disse no capítulo 6:23:  "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." O verdadeiro significado da fé se consiste em que nós não seremos justificados apenas pela nossa fé, mas pela fé, depositada em Cristo que realizou um sacrifício perfeito pelas nossas culpas. Não é a fé um mérito, mas um objeto vazio, tal qual um vaso que recebe o dom divino, dado gratuitamente àquele que crê na justiça que Deus realizou em seu favor. É como uma mão vazia, que se estende pedindo um favor para saciar as suas necessidades e que pode receber tudo que está precisando, mas que não pode dizer que mereceu. A fé é assim... O dom gratuito de Deus oferecido àquele que crê.

Diante desse entendimento que as escrituras nos mostra, podemos afirmar que não há salvação pelas obras. Porém, temos visto a senda por onde tem se seguido, muitas denominações e também muitos pseudo-pastores, que tem se desviado de uma doutrina sadia da palavra de Deus, ensinando preceitos humanos. Estão tentando impor um legalismo, cobrando pela salvação um preço que já foi pago. A fé tem sido comercializada, com o levantamento de somas que deveriam servir para atender somente as necessidades da igreja, mas, que tem na verdade servido para muitos propósitos escusos. A vida realmente começa, quando o homem, mediante a fé, enxerga a morte de Jesus na Cruz, trazendo vida à sua vida, dando-lhe a redenção.  Quando o homem pensa, que fazendo parte de uma denominação, ou apenas se congregando, ele está garantido, aí está o perigo!  A palavra de Deus não diz assim!!!  Fora disto, ou  até melhor dizendo, sem um encontro com Jesus no Calvário o homem pode estar perdido para sempre, agarrado em sua religião.

Para que a salvação não fosse apenas uma possibilidade, o plano de redenção para o homem, foi traçado tão somente na misericórdia de Deus. E relatando a respeito da justiça, que é sobre todo aquele que recebe a compaixão de Deus, prometida em Jesus no Calvário, Paulo disse aos Romanos no capítulo 9:23  "A fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão."  Portanto, foi isto mesmo o que Paulo estava dizendo: "... da sua glória, para a sua glória."  

A graça de Deus não é o mérito, nem da fé humana, nem de religião alguma que o homem pudesse encontrar. Nós somos os vasos recebedores desta misericórdia, onde a graça se manifesta pela fé e é oferecida gratuitamente por Deus. Esta fé, é o dom precioso que precisamos para receber a remissão. Cabe ao homem se render pela graça de Deus oferecida, compreendendo que a graça, que como já se diz, é de graça; senão, ficaria frustrada a glória de Deus que se realizou na morte do seu Filho Unigênito. "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé..." Foi este o texto inicial do post com que desejamos agora, finalizar este tema tão fascinante da justificação que é feita:  Pela fé de que nós também seremos salvos... mediante a fé e que isto não vem de nós, é dom de Deus; não vem de obras, para que ninguém se glorie.  Diante esta verdade eterna declaramos...  Soli Deo Gloria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário