sábado, 28 de julho de 2012

Fé x Dúvida


 

São incríveis as promessas de Deus em relação à fé e, por isso, esse assunto me fascina. Para começar a falar de fé, precisamos entender a sua definição à luz da palavra:     
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." Hebreus 11:1
A fé é um fundamento firme. Uma base sólida que sustenta uma esperança. Essa base é tão sólida que ela, por si mesmo, é suficiente para provar as coisas que ainda não se vêem, mas que são esperadas. E a nossa fé só pode ser assim tão firme se estiver firmada em algo imutável: Deus e a sua palavra. Deus não muda (Malaquias 3:6a, Tiago 1:17b) e a sua palavra também não. Jesus deixou isso claro:   
"Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar." Lucas 21:33
Se a nossa fé estiver firmada em Deus e na sua palavra, então a nossa fé será um firme fundamento. A partir desse momento podemos esperar coisas que não vemos, mas que são promessas de Deus para nós na sua palavra. Ou seja, se a palavra de Deus nos promete algo, mesmo que nós ainda não consigamos ver (nem sentir), podemos estar seguros de que a promessa se cumprirá, pois fiel é quem nos prometeu (Hebreus 10:23). Como então podemos fortalecer a nossa fé? Nossa fé é fortalecida pela palavra de Deus:
"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." Romanos 10:17
Nossa fé não pode depender das circunstâncias que nos rodeiam, mas única e exclusivamente da palavra de Deus. Isso quer dizer que o mundo pode desabar ao meu lado, mas eu estarei firme no Senhor. "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam" (Salmos 23:4). Ao ouvir, ler, meditar, e aprofundar mais e mais no conhecimento de Deus e da sua palavra, podemos  fortalecer a nossa fé. E quando conhecemos as promessas de Deus e tomamos posse delas pela fé, crendo que realmente são para nós (sem duvidar), então Deus tem prazer em confirmá-las na nossa vida. Porque Deus se agrada de ver a fé em nossos corações.
"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." Hebreus 11:6
Deus é recompensador daqueles que o buscam. Creia nisso! Busque a Deus com fé e Ele te recompensará. Se nós o buscamos com fé, e depositamos todas as nossas confianças no poder dEle, a despeito das circunstâncias que nos cercam, então Ele se agrada de nós e nos atende. Quando Jesus falou sobre a fé, ele deixou claro a importância de não duvidar, mas crer naquilo que pedimos.
"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em DeusPorque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feitoPor isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando,crede receber, e tê-las-eis."  - Marcos 11:22-24
Essa fala de Jesus foi logo após o momento em que os discípulos ficaram espantados ao ver que a figueira que Jesus amaldiçoou tinha se secado. O interessante dessa passagem é que quando Jesus disse "Nunca mais coma alguém fruto de ti" (em Marcos 11:14), nem Jesus nem os discípulos viram imediatamente a figueira se secando. Mas com certeza Jesus não duvidou. Não surgiu nenhum questionamento no coração de Jesus do tipo: Anda, seca logo. Eu te amaldiçoei! Será que Deus não ouviu a minha oração?. Depois de um tempo quando eles passaram novamente naquele lugar e notaram que a figueira tinha se secado desde as raízes. Essa é uma lição importante: Nem sempre tudo que pedimos é respondido imediatamente. Mas se no nosso coração permanecer a fé firme em Deus e na sua palavra, e se no nosso coração não houver nenhuma dúvida em relação à fidelidade de Deus, podemos estar seguros de que Ele cumprirá a sua promessa.

Em Mateus 14:28-31, a bíblia nos relata que Pedro andou por sobre as águas como Jesus. Isso foi incrível! Algo impossível para um homem natural. Mas esse milagre foi interrompido quando ele teve medo: 
"Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!" Mateus 14:30
E Jesus, depois de salvá-lo, o repreendeu dizendo: "homem de pouca fé, por que duvidaste?". O medo é consequência da dúvida no poder de Deus. Se o medo ou a dúvida entram no seu coração, a fé sai no mesmo instante (pois elas são mutuamente exclusivas). E sem fé, a condição da promessa de Deus de atender a nossa oração é quebrada.

No primeiro capítulo de Tiago aprendemos novamente que a fé e a ausência da dúvida são requisitos quando queremos pedir algo a Deus:
"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa." Tiago 1:5-7 
Não pensemos nós que vamos alcançar algo do Senhor se pedirmos e, ao mesmo tempo em nosso coração, duvidarmos do poder de Deus para nos conceder nosso pedido. Muitos cristãos deixam de receber muitas bençãos porque pedem algo a Deus, mas duvidam do poder de Deus em seus corações. Às vezes acham até que são tão falhos que nem Deus é capaz de transformá-los e abençoá-los, simplesmente porque não merecem. Como se alguém fosse merecedor de alguma coisa (se não fosse a graça de Deus, nenhum ser humano se salvaria). Você prefere crer mais no poder do adversário de te fazer tropeçar, ou no poder do nosso Deus Todo-Poderoso de nos transformar, nos sustentar na sua presença, e nos conceder aquilo que pedimos conforme a sua palavra?


Em Mateus 13:58 vemos uma situação em que Jesus não pôde operar muitas maravilhas por causa da incredulidade das pessoas. E antes de ressuscitar Lázaro, Ele deixou claro para Marta e Maria que elas precisavam crer para ver o milagre de Deus.
"Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?" João 11:40
Já vi um pregador dizer a seguinte verdade bíblica: "No mundo as pessoas tem que ver para crer. No reino de Deus as pessoas tem que crer para ver". Jesus nos ensinou o segredo para vermos a operação de Deus na nossa vida: a fé. Quantas vezes Ele disse para as pessoas que queriam um milagre: "Vai, a tua fé te salvou"? Jesus operava a salvação e os milagres nas pessoas apenas quando havia fé em seus corações.

Meu amigo, qual é a luta que você tem enfrentado atualmente? Deus é benigno e grande em misericórdia. Creia em Deus, descanse na Sua palavra, e desfrute da vitória que Ele tem para a sua vida. Agradeça a Deus pelo que Ele já prometeu que fará por você. E descanse na promessa de Deus, certo de que ela se cumprirá (sem duvidar). Aja por fé e não por vista! Creia no milagre firmado na palavra de Deus e veja o milagre de Deus ocorrendo na sua vida.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Um amor fixo, constante e imutável!



Com que outro assunto podemos comparar ao amor de Deus? Que outro assunto deveria ocupar a maior parte do tempo em nossas mentes finitas? Que outro tema é tão cheio de maravilhas?


Deus amando o seu povo.

O infinito amando o finito.

O Criador amando a sua criatura.

O Deus Altíssimo amar um verme.

O Santo amando o profano.

O Soberano amando um  rebelde.



O Deus eterno colocando inimigos em Seu Filho Amado e nEle os abençoando, salvando e amando com amor infinito.

Deus amou o seu povo primeiro. Esse amor não era uma resposta a algo externo, Deus não foi amado primeiro, Deus não foi desejado – Nós o amamos “porque Ele nos amou primeiro”. Ele amou seu Povo “antes dos tempos eternos”. Deus pode dizer com propriedade: “Eu te amei com um amor eterno”

Esse amor foi fixada na eternidade, e fixo permanece. Ele não cresce ou diminui, ele é perfeito e agora flui livremente sobre seu povo. Deus provou de diversas maneiras esse amor, mas como Ele ama? Que mistérios estão neste amor sem causa externa? Isso Ele não diz. Ele assegura de que não é por qualquer coisa que haja neles, ou que eles tenham feito – pois tudo o que fizeram foi pecar e se opor a Ele obstinadamente. De fato Ele ama gratuitamente. Nenhuma criatura, que só merece sua ira, pode reivindicar ser amada por Ele.


Seu amor está além de toda expressão. Como é impossível conceber a grandeza do amor de Deus, é impossível expressar o que não se pode conceber. Vasto como a eternidade, infinito como a natureza divina. Os objetos do Seu amor jamais deixarão se sê-lo: “Quem nos separará do amor de Cristo?” (Rm 8.35).


Seu amor é eterno em sua duração. Fixado para sempre. Tendo amado os seus – ele os ama até o “fim” – Nenhum objeto do seu amor JAMAIS se perde. Ninguém que Ele ama com um amor eterno jamais perecerá. Ele “nos guardará de tropeçar”, como diz Judas – diz mais: “Aquele que é poderoso para nos impedir de tropeças...” – Estamos guardados em seu poder. Ele é um esconderijo inexpugnável, o Esconderijo do Altíssimo. Ele nos guarda por meio do seu poder que nos confere fé que não morre.

O amor de Deus é doce e todo-poderosa, e triunfa sobre todos os seus eleitos. Deus é amado por eles - porque ele ama. O doce poder do seu amor, como exibido no dom de seu Filho, e como derramado no coração pelo seu Espírito – conquista e chama eficazmente, e nós o amamos - mas nunca sentimos como se o amássemos o suficiente.

Que possamos sentir mais poderosamente esse amor!
Que possamos ter um coração mais constante no deleite desse amor e no amar o Amado de nossa alma.
Que nosso temperamento manifeste o encanto desse amor.
Que toda nossa comunicação com nossos semelhantes ilustrem o coração cativado por este amor que nos alcançou.

Que   mundo saiba:

Nada vai me fazer feliz - só este amor.

Nada vai me fazer santo - só este amor.

Nada vai me dar força e energia para o serviço - só este amor.

Se eu perceber que Deus me ama, me ama infinitamente, me ama eternamente - então eu posso fazer qualquer coisa para Deus, eu posso sofrer qualquer coisa, que as Mãos de amor determinaram.

O amor de Deus pelos eleitos é como. . .
luz nas trevas,
o maná no deserto e
uma canção doce no meio da noite.

O amor de Deus pelos eleitos é. . .
alegria na tristeza,
consolo no sofrimento e
vida no meio da morte.    

O amor de Deus por mim vai me fazer feliz em qualquer lugar, satisfeito sem nada, e levantar-me acima das circunstâncias mais difíceis da vida.

Minha oração por você é a mesma de Paulo:

“Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus”. Efésios 3:14-19

Amém!

                              Josemar Bessa

sábado, 21 de julho de 2012

Palavra de Deus: a nossa grande arma


Fonte: Gospel10.com

 

Eu creio que a palavra de Deus é uma das maiores armas (se não a maior) que temos nessa vida. Porque? 
"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." - Hebreus 4:12     
A palavra de Deus é viva pois seu autor está vivo e é o nosso Deus Todo-Poderoso, que zela pela sua palavra. Quando nós firmamos a nossa vida na Sua palavra, vivendo conforme os seus ensinamentos, podemos estar seguros de que todas as suas promessas irão se cumprir em nossas vidas. 

Quando Jesus foi tentado no deserto, como que ele venceu o diabo? Ele venceu pela palavra de Deus:        
"E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." - Mateus 4:3-4
"E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus." - Mateus 4:6-7
"E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus:Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás." - Mateus 4:9-10
Observe que o inimigo das nossas almas conhece bem a palavra de Deus e na segunda tentação inclusive a utilizou para tentar fazer Jesus tropeçar. Mas Jesus utilizou a própria palavra para vencê-lo. O segredo para permanecermos firmes no Senhor todos os dias é ler, conhecer, meditar e viver a palavra de Deus. Principalmente a última ação: viver. Pois se não vivermos, de nada adianta conhecer a palavra. Vivendo assim, todas as vezes que formos tentados a nos desviar dos caminhos do Senhor, lembraremos da sua palavra e poderemos dizer não ao pecado e a nós mesmos.
"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." - Salmos 119:11
E quando as adversidades dessa vida te cercarem, lembre-se da palavra de Deus. Verifique o que ela diz e aja conforme ela diz que você deve agir. Quando você começar a agir conforme a palavra de Deus, sua vida irá mudar completamente, pois você não agirá mais conforme as circunstâncias, mas agirá conforme a fé na palavra de DeusPorque andamos por fé, e não por vista (2 Coríntios 5:7)Por isso te convido a, a partir de hoje, não agir mais conforme as circunstâncias, mas agir pela fé na palava de Deus. Faça isso e sua vida não será mais a mesma!

terça-feira, 17 de julho de 2012

Um tolo mais sábio que nossa geração!!



“Não se gabe quem se cinge das armas, como aquele que as descinge”. - 1 Reis 20:11
      
Isso poderia ser lido no livro de Provérbios e nós não acharíamos nada estranho... Mas na verdade são palavras sábias faladas por um dos homens mais tolos de toda a Bíblia, o rei Acabe.                


Ele foi um dos piores reis de Israel. Ele chamava Elias de “o Perturbador de Israel” – mas na verdade ele e sua família foram responsáveis por grande ruína em Israel, eles eram os “perturbadores”. Eles insistiram na adoração a Baal, derramaram sangue inocente e foram arqui-inimigos da profeta Elias. Mas nestas palavras ele comprova o ditado que diz que mesmo um relógio quebrado está duas vezes certo a cada dia.


E assim nós temos uma pérola de sabedoria saindo dos lábios de Acabe: “Não se gabe quem se cinge das armas, como aquele que as descinge”. - 1 Reis 20:11

Ele disse isso ao rei Ben-Hadade, que tinha sitiado Israel e achava que tomaria a capital sem a menor dificuldade. Tão grande era sua arrogância e confiança que ele mandou uma mensagem para Acabe: “Sua prata, seu ouro, sua riquezas agora são minhas; suas mulheres mais bonitas e os melhores jovens e crianças me pertencem também e vou tomá-los...”


Olhando apenas para as circunstâncias, ele parecia ter razão. Acabe não tinha direito a uma esperança legítima de romper o cerco feito por Bem-Hadade e vencer.


Mas Bem-Hadade esqueceu de algo que normalmente todos os homens tendem a esquecer quando pensam que tem o controle das situações, ele esqueceu que existe um Deus verdadeiro. E algo que jamais devia ser esquecido por ninguém é que Deus ama a honra do seu nome Santo. Acabe em sua estupidez, parece que pelo menos aprendeu algo no ministério incrível do profeta Elias. E com uma pitada ínfima que parece que ele ainda tinha nas verdades sobre esse Deus, de sua pena saiu o que é certamente um dos clássicos em tempos de guerra jamais registrados: ““Não se gabe quem se cinge das armas, como aquele que as descinge”. -1 Reis 20:11


“Não se glorie”, ele está dizendo em outras palavras, “simplesmente porque você colocou seu colete de Kevlar que parece intransponível, e está com armas poderosas... para a batalha” – Você está indo para a batalha e não voltando. E você com todos os recursos pode nunca mais voltar para casa.


Isso enfureceu Bem-Hadade! Mas era de fato sabedoria. Com apenas sete mil homens Deus deu a vitória a Israel sobre a Síria como o profeta havia dito que aconteceria.


Começar algo é bom, mas não basta, temos que ir até a conclusão. Propósitos de homens tolos são quebrados todos os dias. A questão não é vestir a armadura, mas poder tirá-la no final. O diploma não é entregue na matrícula, mas no fim do curso.


Não é o que sua esposa (esposo) diz sobre você no dia do casamento que é a medida do que você é, mas o que ela diz de você 50 anos depois.
Mais vital ainda, e totalmente contrário aos nossos valores culturais fúteis, muitas vezes até mesmo na igreja, não é tanto o brilho e os reflexos da juventude que é digno de nossa celebração, mas uma vida bem vivida todo o caminho até o fim. Quando somos jovens ( ou novos na fé), estamos realmente apenas colocando nossa armadura, nos preparando para a luta. E não há motivos aí para nada a não ser a seriedade de quem tem uma batalha pela frente. Um combate, um bom combate. Muitos soldados bem armados não tiveram vida para tirar sua armadura no fim da batalha. Nem todos que começam a batalha a terminam: “Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar” - Lucas 14:25-30


Muitos começaram a jornada cristã sem terem avaliado o preço! É isso que qualquer coisa que acrescenta homens a igreja que não seja a Regeneração produz, homens que não podem chegar ao fim.


Escute as palavras memoráveis de um velho soldado retirando finalmente sua armadura: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”. - 2 Timóteo 4:7-8

                                      

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Você Conhece seu Dono? - Lloyd-Jones



Escutem as palavras de Isaías: "O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono, mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende." Por que vocês acham que Isaías escolheu o boi e o jumento? A resposta óbvia é :me, de todos os animais, eles são os mais estúpidos. De entre todas as criaturas do universo eles são os mais obstinados e difíceis de se tratar.  

Por isso Isaías tomou o boi e o jumento para estabelecer este ponto. Até o boi e o jumento conhecem seu dono e a manjedoura de seu dono. Apesar de obtusos e estúpidos, como eles são, eles têm um instinto que faz com que reconheçam seu dono. E muito difícil conduzir um boi; um jumento por vezes parece ser irremovível. Vocês podem puxar, empurrar e bater num jumento e ele não se move, mas, quando está com fome e vê seu dono chegar com uma vasilha, ele se apressa imediatamente ao seu encontro! O boi e o jumento obedecem a seu instinto: eles querem a comida, e observam a pessoa que traz a mesma. Eles parecem ser tão obtusos, estúpidos e desatentos, incapazes de reagir a qualquer tipo de persuasão, porém quando se trata de comida e sustento, eles imediatamente obedecem à lei de seu ser e se apressam a consegui-lo. Mas homens e mulheres não fazem assim! Eles são mais tolos que um boi ou um jumento!

Prosseguindo, não é meramente loucura, é verdadeiramente uma questão de perversão; homens e mulheres são anormais. O boi e o jumento são perfeitamente normais. Pode ser que tenham uma natureza estúpida, mas o instinto de auto-preservação, o instinto de ter sua fome saciada, funciona e os põem assim no lugar certo. Eles se lembram, eles sabem, eles observam e agem. Todavia, os seres humanos não fazem isso. Eles, que foram feitos senhores da criação, se comportam de forma pervertida e antinatural, pervertida: eles negam a lei de seu próprio ser.                     

Como é isso? Bem, todos os homens e as mulheres que já viveram sempre tiveram dentro de si uma senso de Deus e da eternidade. Arqueologistas, que podem até mesmo não ser cristãos, foram capazes de mostrar de forma conclusiva que mesmo as raças mais primitivas têm uma crença num Deus supremo e completo. Achados arqueológicos sustentam esta verdade que a Bíblia sempre ensinou. Naturalmente, sei que muitas pessoas passam a maior parte de suas vidas tentando provar que não existe Deus. Esse é o meio pelo qual tentam silenciar essa percepção, esse sentimento, esse instinto, de que há alguém, algo mais alto e maior do que eles. Os gregos antigos possuíam esse sentimento. Eles construíram seus templos para Zeus, Artemis e Apoio, e entre eles havia um altar "AO DEUS DESCONHECIDO" (Atos 17:23). Eles não podiam lhe dar um nome, mas sabiam que existia - um deus, um poder.

Todo ser humano sente instintivamente que não fomos feitos para este mundo. As palavras de Longfellow "Tu és pó, ao pó tomaras" não se referiam à alma. Deus colocou a eternidade em nossas almas e em nossos corações. Não podemos nos imaginar chegando a um fim.
Você pode dizer: "Ora, não acredito que continuamos após a morte".

Mas eu não estou perguntando o que você crê. Estou perguntando qual é o seu instinto, e seu instinto lhe diz que você irá prosseguir. E um instinto vindo do ser de Deus, e do fato de que esta não é a única vida. Você tem um instinto de eternidade.

Contudo, homens e mulheres, em vez de obedecer a este instinto, como o boi e o jumento obedecem ao seu instinto, deliberadamente lutam contra o mesmo. Eles tentam livrar-se dele, desmenti-lo, e se acham espertos ao fazê-lo. Eles argumentam e raciocinam contra o mesmo. No entanto, o instinto está lá e não conseguem sufocá-lo, e assim eles se encontram num conflito perpétuo. Esse é o motivo pelo qual eles são mais idiotas do que os animais, mais estúpidos do que o boi e o jumento.

Mais do que isso, e ainda mais vergonhoso, homens e mulheres se deliciam e se gloriam no que é oposto a este instinto. Todas as pessoas possuem a compreensão do certo e do errado, mas homens e mulheres modernos se aprazem em sufocar a percepção do certo, e se gloriam no erro e no mal. Não preciso lhes dar evidência disso pois, infelizmente, é dolorido e óbvio, e está constantemente diante de todos nós.

Parece-me, lendo a análise da maioria dos críticos de filme e drama do tempo presente, que se alguma coisa é limpa deve ser rejeitada como primitiva e infantil. Nada é de qualquer interesse exceto o que é corrompido, pervertido e repulsivo. Isso é realismo; isso é que é arte! E se gloriam nisto - "...O deus deles é o ventre, e a glória deles é para confusão deles mesmos" (Filipenses 3:19). Eles são piores que o boi e o jumento. Animais não fazem tais coisas, só os humanos fazem tais coisas. Eles mesmos se fazem de loucos.

Eles se pervertem a si mesmos e mostram esta perversão. Eles violentam a lei de seu próprio ser.

E, finalmente, homens e mulheres rejeitam todo ensino e toda luz que lhes são oferecidos para resgatá-los. O boi e o jumento, mesmo obtusos e estúpidos, vêem o dono chegando com a vasilha e o alimento e correm para ele. Mas, o que fazem os homens e as mulheres quando a luz lhes é oferecida na sua escuridão? O que fazem quando a salvação lhes é oferecida no seu estado de perdição? Eles reagem contra a oferta; eles a rejeitam; eles a contradizem. E se acham espertos ao fazer assim. Nosso Senhor disse: "E a condenação é esta: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más" (João 3:19). Tudo o que eles precisavam estava na frente deles, porém argumentaram, resistiram, lutaram, jogaram pedras e O crucificaram. "O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, a manjedoura do seu dono, mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende." O pecado perverte os seres humanos e os torna néscios.

domingo, 8 de julho de 2012

A casa na rocha - Daniel Nogueira

                               
                               Foto:

Já ouvi muitas mensagens sobre a parábola da casa na rocha (Mateus 7:24-28). Mas não podemos nos esquecer do que o próprio Jesus disse sobre a casa na rocha:      

"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;" - Mateus 7:24
Se queremos ficar firmes na rocha, e sobreviver aos ventos e tempestades que nos acometem na nossa vida, devemos fazer duas coisas: ouvir as palavras de Jesus e praticá-la. Esse é o centro do que Jesus quis ensinar naquela ocasião.

É importante ressaltar que ouvir as palavras de Jesus é ouvir a palavra de Deus, pois Ele disse:
"Eu e o Pai somos um." João 10:30
E Jesus deixou claro que não basta só ouvir as suas palavras. Para edificarmos a nossa vida sobre a rocha precisamos praticar o que Ele nos ensina. E não pensemos que praticar os seus ensinamentos é uma coisa fácil. Jesus nos deixou muitos ensinamentos difíceis, como:
"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;" - Mateus 5:44
"E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me" - Lucas 9:23
"Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;
Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.
Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;
E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.

E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.
E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.
E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.
E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.
Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus."
Lucas 6:27-35
Observe que para amar nossos inimigos, bendizer os que nos maldizem e fazer bem aos que nos odeiam precisamos colocar em prática outro ensinamento: negar a nós mesmo.


Viver a palavra de Deus é um desafio contínuo. Mas eu creio que a mesma graça que nos alcançou um dia e nos tirou das nossas trevas para a sua maravilhosa luz nos capacitará a viver a palavra de Deus.


E é motivado nesse desafio que inicio a escrever esse blog. Quero propor a você (meu fictício leitor) a aceitar esse desafio também e se juntar a mim nesse firme propósito.
Que possamos, a cada dia, viver mais e mais conforme a Palavra de Deus. Nos voltar cada vez mais para a sua palavra e viver conforme os ensinamentos que Ele nos deixou. Não só conhecer e ouvir a sua palavra, mas colocá-la em prática.


Fonte:http://voltemosapalavradedeus.blogspot.com.br/2012_07_01_archive.html