sábado, 28 de julho de 2012

Fé x Dúvida


 

São incríveis as promessas de Deus em relação à fé e, por isso, esse assunto me fascina. Para começar a falar de fé, precisamos entender a sua definição à luz da palavra:     
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." Hebreus 11:1
A fé é um fundamento firme. Uma base sólida que sustenta uma esperança. Essa base é tão sólida que ela, por si mesmo, é suficiente para provar as coisas que ainda não se vêem, mas que são esperadas. E a nossa fé só pode ser assim tão firme se estiver firmada em algo imutável: Deus e a sua palavra. Deus não muda (Malaquias 3:6a, Tiago 1:17b) e a sua palavra também não. Jesus deixou isso claro:   
"Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar." Lucas 21:33
Se a nossa fé estiver firmada em Deus e na sua palavra, então a nossa fé será um firme fundamento. A partir desse momento podemos esperar coisas que não vemos, mas que são promessas de Deus para nós na sua palavra. Ou seja, se a palavra de Deus nos promete algo, mesmo que nós ainda não consigamos ver (nem sentir), podemos estar seguros de que a promessa se cumprirá, pois fiel é quem nos prometeu (Hebreus 10:23). Como então podemos fortalecer a nossa fé? Nossa fé é fortalecida pela palavra de Deus:
"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." Romanos 10:17
Nossa fé não pode depender das circunstâncias que nos rodeiam, mas única e exclusivamente da palavra de Deus. Isso quer dizer que o mundo pode desabar ao meu lado, mas eu estarei firme no Senhor. "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam" (Salmos 23:4). Ao ouvir, ler, meditar, e aprofundar mais e mais no conhecimento de Deus e da sua palavra, podemos  fortalecer a nossa fé. E quando conhecemos as promessas de Deus e tomamos posse delas pela fé, crendo que realmente são para nós (sem duvidar), então Deus tem prazer em confirmá-las na nossa vida. Porque Deus se agrada de ver a fé em nossos corações.
"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." Hebreus 11:6
Deus é recompensador daqueles que o buscam. Creia nisso! Busque a Deus com fé e Ele te recompensará. Se nós o buscamos com fé, e depositamos todas as nossas confianças no poder dEle, a despeito das circunstâncias que nos cercam, então Ele se agrada de nós e nos atende. Quando Jesus falou sobre a fé, ele deixou claro a importância de não duvidar, mas crer naquilo que pedimos.
"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em DeusPorque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feitoPor isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando,crede receber, e tê-las-eis."  - Marcos 11:22-24
Essa fala de Jesus foi logo após o momento em que os discípulos ficaram espantados ao ver que a figueira que Jesus amaldiçoou tinha se secado. O interessante dessa passagem é que quando Jesus disse "Nunca mais coma alguém fruto de ti" (em Marcos 11:14), nem Jesus nem os discípulos viram imediatamente a figueira se secando. Mas com certeza Jesus não duvidou. Não surgiu nenhum questionamento no coração de Jesus do tipo: Anda, seca logo. Eu te amaldiçoei! Será que Deus não ouviu a minha oração?. Depois de um tempo quando eles passaram novamente naquele lugar e notaram que a figueira tinha se secado desde as raízes. Essa é uma lição importante: Nem sempre tudo que pedimos é respondido imediatamente. Mas se no nosso coração permanecer a fé firme em Deus e na sua palavra, e se no nosso coração não houver nenhuma dúvida em relação à fidelidade de Deus, podemos estar seguros de que Ele cumprirá a sua promessa.

Em Mateus 14:28-31, a bíblia nos relata que Pedro andou por sobre as águas como Jesus. Isso foi incrível! Algo impossível para um homem natural. Mas esse milagre foi interrompido quando ele teve medo: 
"Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!" Mateus 14:30
E Jesus, depois de salvá-lo, o repreendeu dizendo: "homem de pouca fé, por que duvidaste?". O medo é consequência da dúvida no poder de Deus. Se o medo ou a dúvida entram no seu coração, a fé sai no mesmo instante (pois elas são mutuamente exclusivas). E sem fé, a condição da promessa de Deus de atender a nossa oração é quebrada.

No primeiro capítulo de Tiago aprendemos novamente que a fé e a ausência da dúvida são requisitos quando queremos pedir algo a Deus:
"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa." Tiago 1:5-7 
Não pensemos nós que vamos alcançar algo do Senhor se pedirmos e, ao mesmo tempo em nosso coração, duvidarmos do poder de Deus para nos conceder nosso pedido. Muitos cristãos deixam de receber muitas bençãos porque pedem algo a Deus, mas duvidam do poder de Deus em seus corações. Às vezes acham até que são tão falhos que nem Deus é capaz de transformá-los e abençoá-los, simplesmente porque não merecem. Como se alguém fosse merecedor de alguma coisa (se não fosse a graça de Deus, nenhum ser humano se salvaria). Você prefere crer mais no poder do adversário de te fazer tropeçar, ou no poder do nosso Deus Todo-Poderoso de nos transformar, nos sustentar na sua presença, e nos conceder aquilo que pedimos conforme a sua palavra?


Em Mateus 13:58 vemos uma situação em que Jesus não pôde operar muitas maravilhas por causa da incredulidade das pessoas. E antes de ressuscitar Lázaro, Ele deixou claro para Marta e Maria que elas precisavam crer para ver o milagre de Deus.
"Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?" João 11:40
Já vi um pregador dizer a seguinte verdade bíblica: "No mundo as pessoas tem que ver para crer. No reino de Deus as pessoas tem que crer para ver". Jesus nos ensinou o segredo para vermos a operação de Deus na nossa vida: a fé. Quantas vezes Ele disse para as pessoas que queriam um milagre: "Vai, a tua fé te salvou"? Jesus operava a salvação e os milagres nas pessoas apenas quando havia fé em seus corações.

Meu amigo, qual é a luta que você tem enfrentado atualmente? Deus é benigno e grande em misericórdia. Creia em Deus, descanse na Sua palavra, e desfrute da vitória que Ele tem para a sua vida. Agradeça a Deus pelo que Ele já prometeu que fará por você. E descanse na promessa de Deus, certo de que ela se cumprirá (sem duvidar). Aja por fé e não por vista! Creia no milagre firmado na palavra de Deus e veja o milagre de Deus ocorrendo na sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário