sábado, 14 de agosto de 2010

Que posso fazer ? (I Parte)





A cosmo-visão bíblica em 3D é um tema bem sugestivo, mas seria complicado dizer em uma linguagem tão complexa, que queremos apenas analisar três situações diferentes sobre um mesmo tema, à luz da palavra.  Hoje já está quase comum filmes em 3D, televisão em 3D, e daqui uns dias quem sabe a Bíblia em 3D.  Mas vamos usar de recursos bem simples para afirmar que estaremos vendo em três situações semelhantes, a relação do homem com Deus.  Porém, sabemos que essa relação foi difícil, e por quê foi tão difícil ??

Em primeiro lugar, sabemos que no tempo do profeta Jeremias, o povo de Israel tinha se afastado muito do Senhor, e Jeremias chorava por toda aquela situação de pecado e apostasia da sua época, tanto assim que é conhecido como: O profeta das lágrimas.  Jeremias tinha convicção que Israel era o povo escolhido e voltaria para o Senhor, por isso sofria com tudo aquilo que abateu sobre Israel naquela época, tanto que ele disse em Lamentações 3:18  "Então, disse eu: Já pereceu a minha glória, como também a minha esperança no Senhor".

Essa era a cosmovisão de Jeremias, de que tudo se definhava por causa das densas trevas, onde imperava o pecado e a corrupção, em que aquele povo de Deus estava entregue.  Ele acreditava que havia uma luz no fim do túnel, mas esta luz era tão tênue...  E no seu cosmos só havia um mundo cheio de desesperança.

Acumulou Jeremias conspiração, não só de seus inimigos contra sua vida, mas até mesmo de sua própria família, por causa da mensagem do Senhor. Sofreu perseguições e dificuldades das mais diversas no seu exercício de sacerdote e profeta.  Este foi o drama que vivia diante daquele povo tão obstinado ao erro cuja escolha era desviar-se da graça e da benção que Deus oferecia.  Em sua época a corrupção foi semelhante a que viveu Isaías, quando este teve que enfrentar Acabe e Jezabel, porém as duas reações foram muito diferentes. Se a resposta de Elias foi à fogo e espada, a de Jeremias foi com suas lágrimas. Quem ler, I Reis 18:37-39 e I Reis 19:1, verá que Elias desafiou os profetas de Baal, quando fez chover fogo do céu e o povo viu que a obra era de Deus; logo depois ele matou aqueles profetas à espada.  Enquanto Elias agia assim, rompante, decisivo, de outro lado Jeremias sonhava ao travesseiro e quase se afogava em lágrimas, como um bom melancólico.

Certa vez o Senhor chamou Jeremias e disse-lhe:  "Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia era de barro se lhe estragou na mão, tornou ele a fazer outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então veio a mim a palavra do Senhor: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? - diz o Senhor; eis que, como vaso na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel".  Jeremias 18: 2-6.

Jeremias entendeu o ensinamento que estava bem claro: O barro quando estraga não serve mais para formar o vaso, então como poderia ser usado? Era necessário fazer um outro vaso e esta perspectiva trazia também uma consequência, mas não era bastante, não fosse aquela palavra que o Senhor havia dito em Jeremias 18:6.  Fazer o povo compreender isto era todo o desejo que abrigava, o seu coração sonhador.  Este é um quadro resumido das tribulações vividas por aquele servo, um vaso precioso nas mãos do seu Senhor. Jeremias viveu muitas fragilidades e angústias, não tendo certamente encontrado por muitas vezes, alguém com quem dividir o seu desabafo.  Aquela mensagem que levava do Senhor para o povo, era dura, mas, se observada, era o refrigério e a salvação.  Ele agia impulsionado pelo Espírito do Senhor e quase sempre a resposta vinha com indiferença, indolência, com apatia e também com a revolta do povo sobre ele, pela causa do Senhor.  

Estamos vivendo hoje, momentos semelhantes como nos dias de Jeremias, onde o pecado se alastra também, a apostasia é crescente. Entretanto, não estamos com intenção de dizer que a culpa é desta ou daquela denominação; ou até dizer que a culpa é dos governantes. Temos que cuidar para que o nosso vaso não se estrague e agir como Jeremias agiu para depois então, chorar por nós mesmos, por aquilo que já deveríamos ter feito a mais tempo pela causa do Senhor. Qual é o desafio que move o nosso íntimo ? Que resposta podemos dar como cristãos hoje em nossa igreja, na nossa sociedade?  Que resposta teremos para o desafio de criar nossos filhos no dias atuais, o que falar da imoralidade, da justiça social, das mazelas teológicas, das drogas, da fome que é um desafio ?!  Não temos as soluções prontas para empregar neste combate que é muito grande, mas se a nossa omissão for grande também, vamos ter que chorar muito mais que Jeremias.

A resposta certa é o Senhor que nos dá, quando mandou o profeta ir na casa do oleiro, e o seu ensinamento parece ser este e simples, basta-nos ser como o barro, nos colocar nas mãos do oleiro para que a nossa realidade não seja como um sonho, porque se o vaso se estragar não serve pra mais nada, senão ser refeito. Precisamos ser vaso seu em bom uso e agir pela melhoria das situações que vamos enfrentar. Não queremos ser anunciador de calamidades, mas, nós precisamos ter um sono tranqüilo sem culpa em nossa consciência, de que nossa atitude possa ser omissa diante das dificuldades que cercam o nosso meio.   A nossa tarefa é causar em cada um que nos cerca, a razão que motivava aquele profeta, sim!!   Jeremias, que quando foi a casa do oleiro e vendo a solução para o povo de Deus, disse depois assim: Lamentações 3:21 "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança".

Nenhum comentário:

Postar um comentário