sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Eternidade














Mora em mim alguma coisa
que não é uma quimera,
ou ilusão,
nem é também um desejo
de viver apenas.
Mas, mora em mim
como uma coisa forte,
mais forte que meros mortais
não podem compreender...
E este desejo de viver
que mora em mim
é assim tão contundente,
como a fome e a sede
que não se consomem.

Mora em mim alguma coisa
tão inquietante
que vai muito além,
muito além do infinito
que desejaria dominar.
Sei que mora em mim
alguma coisa inebriante
que revelará um dia,
quem semeou nos meus sonhos
mais velados,
esse desejo de um viver pulsante
que mora em mim.

Mora em mim eu sei
e haverei de encontrar um dia
quem semeou essa semente,
que fez brotar
esse encantamento em mim.
Esse encantamento
que vem despindo,
despindo minha alma nua,
de uma existência tocante
que não vivi ainda.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Passa por cima













Para compreender bem o significado do perdão dentro do conceito bíblico, devemos entender como o pecador é um devedor espiritual. Sabemos que Deus não tolera o pecado, porém ama o pecador. O pecado é uma transgressão que gera uma dívida e, o pecador estando em débito desta obrigação, necessita do cancelamento dela. Perdoar significa, literalmente, remissão ou cancelamento da culpa. Vamos tratar deste assunto neste post.

Nos dias de Miquéias, o povo de Deus estava entregue ao pecado e os falsos governantes haviam trazido ilusão e destruição sobre eles - a condenação por certo era o cativeiro. Na terra não havia verdade. Se o povo não tivesse rejeitado o conhecimento e a lei de Deus haveria cura e restauração, mas o povo era obstinado em errar. A advertência vinha através dos profetas por causa do amor de Deus e Sua misericórdia sobre eles. Vejamos então:

Miquéias 7:18 "Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia". Deus se revela ao homem e não há outro. O perdão foi a prerrogativa de Deus escolhida para resgatar o homem através do sangue de seu Filho no Calvário.

Buscamos a tradução do verso de Miquéias 7:18 no original hebraico e, conforme a Bíblia King James encontramos: "Quem [é] um Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e passa por cima da transgressão do resto da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer [no] misericórdia." A diferença que observamos foi que ao invés de: ...e te esqueces da transgressão, a versão original diz: ...e passa por cima da transgressão.  Isto nos dá um outro entendimento do texto e, de acordo com a transliteração dos originais encontramos a definição sucinta de passa por cima, que é exatamente: Alienar. Conclui-se assim que Deus não esquece da nossa transgressão, mas Ele se afasta desta realidade ou se aliena dela.

A definição de alienar no nosso dicionário é: afastar-se da realidade ou desviar-se delaO conceito de alienação humana de acordo com a psicologia e a psiquiatria, é usada para designar que uma pessoa está enfraquecida em sua relação com o mundo. Em geral, uma pessoa alienada é aquela que perdeu a sua identidade e vive uma patologia associada a algo que não lhe é próprio.

Os deuses pagãos eram símbolos do funcionamento da natureza, mas não se fazia tais afirmações para nenhum deus falso. Quem é como o Senhor? Perdoador de pecados, o Redentor da sua culpa, o Dominador do seu poder? A mensagem do profeta era tomada à partir da Revelação de Deus de Si mesmo.

No Monte Sinai Moisés destacou como o Senhor tem prazer em perdoar e se compraz em ter misericórdia sobre o homem.  Deus não pode negar e nem se afastar do que Ele é, mas, pela Sua misericórdia se afasta (aliena) da realidade humana frágil e contraditória, foi isto que o profeta transmitiu, porque Deus não pode negar-Se a Si mesmo. A misericórdia é um dos atributos de Deus e os atributos são características pessoais que revelam o tipo de personalidade, aspecto e coisas semelhantes. Alguns dos atributos de Deus que conhecemos na Sua Palavra são: Amor, Justiça, Misericórdia, Bondade, Graça, Unidade, etc.

O profeta disse, quem é semelhante a ti? Que pode perdoar? Ele é o único que tem prazer na misericórdia. Ele está pronto para salvar mais do que destruir, mostra-nos que não retém sua ira para sempre.  E nada poderia agradar tanto a Ele que o arrependimento e o retorno do pecador, daquele que cometeu a ofensa, a ofensa pela qual ele pode morrer nela para sempre. Portanto, esta é a chance d'Ele se manifestar e mostrar a sua misericórdia. Deus exerce juízo sobre o pecado, passa por cima da transgressão e aguarda que aqueles que cometem a ofensa, se voltem para Ele para ter a oportunidade de receber a compaixão, é necessário apenas um arrependimento sincero.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Perder...


















Perca o medo,
pois, o segredo é perdoar
e render-se à graça
para ser abençoado.
Supere os obstáculos
e adquira experiência,
pois, o que marca a memória
muda o rumo da vida.
Deixa Deus crescer em você,
aprenda apenas
que perder é ganhar.

Perdoar é perder as algemas
e render-se à misericordia.
Perdoar é soltar-se das algemas
e sentir-se livre.
Porém, devemos deixar livre antes,
aquele que nos algemava,
porque, quando nós perdemos
o nosso prisioneiro,
encontramos a graça de Deus.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Perdoar é...


"Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas, até setenta vezes sete." Após este acontecimento, Jesus contou a parábola do credor incompassivo, que se encontra em Mateus 18:21-35 e que narramos a seguir. 

Um rei queria fazer conta com os seus servos e, tendo achado um que lhe devia uma grande soma, mandou que fosse vendido a sua mulher, filhos e tudo quanto possuía para pagamento da dívida. Então aquele servo pedindo pela generosidade do seu senhor, clamou dizendo que pagaria aquela soma e obteve compaixão. Entretanto, saindo dali aquele servo, encontrou um conservo seu que lhe devia uma pequena soma e lançando mão dele, sufocou-o, exigindo o pagamento da dívida e sem demora mandou encerrá-lo numa prisão. Após este fato, os outros conservos vendo o ocorrido, foram ao rei e lhe contaram tudo. Então, o senhor daquele servo malvado mandou chamá-lo e disse-lhe: "...perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste, não devias tu igualmente ter compaixão do teu companheiro, como eu tive misericórdia de ti? E indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse o que devia. Assim vos fará também meu Pai celestial se de coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas." 

Temos no Novo Testamento dois termos gregos que são traduzidos por perdoar. Em primeiro lugar veremos aphiemi que significa: deixar de lado, abandonar, permitir, perdoar, tolerar. Em segundo, o termo apoluo que significa: liberar, perdoar, libertar. Notamos então, que perdoar não é esquecer e, como podemos ver em II Corintios 5:19, Deus fez a reconciliação do mundo não imputando o seu pecado, nos dando a palavra da reconciliação. Não imputar no original significa não levar em conta ou deixar de lado.

Imaginemos bem se todas aquelas pessoas a quem nós magoamos não nos perdoasse, o que seria de nós? Não acho que seja fácil confrontar pessoas que guardam o ressentimento, pois creio que somente ganha aquele que tem facilidade de perdoar, porque quem perde ganha. A compaixão se revela na medida do perdão, pois na medida que perdoamos seremos perdoados.  

Na Oração do Pai Nosso, Jesus ensinou como devemos orar: "e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores." A lição é a mesma, pois quem está praticando o perdão, está tendo a chance de cancelar a dívida, que lhe era devida. Deduzimos que, se aquele servo abrisse mão de uma dívida menor, teria obtido perdão da sua dívida que era maior.

Como vimos nesse texto acima, era necessário àquele servo perder para ganhar. Também creio que seja este o maior ensinamento sobre o perdão: Perdoar significa perder, pois quem aprende a perder para perdoar, está dando chance ao seu senhor de trazer a justiça sobre sua vida. 

Perdoar é perder também as algemas que amarram as memórias, pois quando não se sabe perdoar, então é que as recordações se insurgem como grilhões e aprisionam as pessoas trazendo sofrimento. É preciso aceitar voluntariamente a perda para ganhar a liberdade. Deus nos chama a perdoar assim como Ele perdoa, porque o perdão é condicional. Quando perdoamos alguém, deixamos de atribuir a ele da culpa de sua ofensa. Com isto estamos libertando esta pessoa da sua dívida e estaremos encontrando com a misericórdia de Deus. 

sábado, 18 de dezembro de 2010

COSMO-NAUTAS.





                                         Busque primeiro o Reino de Deus 
                           pois os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.

                      Quando eu era criança, falava como criança. 
       Mas quando me tornei adulto, meus pensamentos se desenvolveram 
                               muito além dos pensamentos da minha infância 
                                         e agora deixei as coisas de criança.

         Assim como a fé, o amor sem obras é morto. Pois quem não ama ao seu irmão é mentiroso. E como você quer amar a Deus a quem você não vê se você não ama ao próximo a quem vê?

         Nesse caso os filhos das trevas são mais sábios que os filhos da luz posto que granjeiam amigos com as riquezas ilícitas desta terra. Talvez seja desnecessário lembrar que toda riqueza temporal é ilícita perante Deus, que da irmandade exclama: 
          Oh! Que bom e que suave é que os irmãos vivam em união

          Enquanto Pedro é esclarecedor ao afirmar: importa obedecer a Deus do que os homens. Infelizmente as pessoas crêem em uma idéia de Deus, mas Pedro faz referência ao próprio Deus ao qual servia.

          Para amar não temos que lutar como todos pensam. O amor nos impõe uma entrega com insistência, com perseverança, sem esmorecer até que o amor vença.

          O amor que é difícil de ser praticado é quase impossivelmente entendido, talvez por ser tão simples e óbvio, pois melhor coisa é dar do que receber, e aquele que sabe fazer o bem e não faz, comete pecado.

           Se fossem dez, os mandamentos divinos, bastaria a transgressão de um só para gerar condenação e quem de nós está isento de atos e pensamentos que, a todo tempo, nos traem e nos faz a todos réus confessos e cúmplices de uma postura degradante e universal ao fechar os olhos para esse conhecimento. Quando não usamos de misericórdia uns com os outros descumprimos a Lei Áurea: Amar ao próximo como a você mesmo - pois nisso se resume toda lei e todos os profetas, sendo o propósito divino para a humanudade que adverte-nos: À medida que tiverdes misericórdia recebereis a misericórdia e com a medida que medirem, vocês serão medidos.

           Será que amar não é apenas a capacidade de se entregar?

            A maior virtude do grande general Naamã não foram suas bem sucedidas vitórias bélicas, nem seu status ao lado do rei da Síria, dentre outras riquezas e poderes, mas sim a simplicidade de ouvir o seu soldado que o orientou a fazer o que o profeta lhe dissera (pelo oráculo divino) o banhar-se nas barrentas e turvas águas do sinuoso e singelo Rio Jordão.  A sabedoria de Naamã foi vencer a maior batalha de sua vida: a capacidade de se entregar.

           Assim também Jesus só se tornou "O Cristo" quando entregou sua vida aos homens e na sua morte entregou-se absoluto à vontade de Deus.

           A ninguém devam alguma coisa a não ser o amor. Muitos consideram suas arrogantes e materialistas metas, como sinal de êxito, que após conquistarem se frustram por se saberem infelizes e não realizados nos quesitos da espiritualidade. Afinal a vida do homem não consiste na abundância do que ele possui mas sim do que ele é. Ainda: Louco, hoje pedirão conta da sua alma e o que tem para quem será?

          Todo homem que se privou de viver é paupérrimo de espírito.

           Para alguns seu caráter é uma fraude, uma persona. Pois para ser grande precisamos ser inteiros, nada exagerando em nosso caráter como também não excluindo. Só nos realizamos quando nos superamos, nos surpreendemos. Se você é do tamanho que nasceu, o que espera da sua vida, da sua morte e a sua eternidade?

          O Cristo que ressuscitou não teria valor se não fosse realizador em vida e excelentíssimamente nobre ao morrer.

           Comece hoje a sua eternidade, afinal ela já é.

           Mas aquele que não tem cuidado dos seus, especialmente a própria família, não tem direito de dizer que é cristão. Tal pessoa é pior que o incrédulo e que o fiel.

           Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face, tão claramente como Deus vê, agora mesmo, o interior do meu coração.

Autor Pedro: Editado em  09/09/2006. 

domingo, 12 de dezembro de 2010

Turíbulo















Tenho de ir.
Nem tenho rumo, como ir ?
Ah! enganamos a nós mesmos.
Desejo de ficar 
é por conta 
de alguma alegria,
ou espanto do bom, 
ou prosa sem fim.


As coisas que se carece,
são puras e simples
e que sempre tá com o irmão.
De nada adianta, 
o tudo, vira ilusão,
de você, amigo,
não me despeço, por emoção.


Deixei portas e janelas
a entrar o sol.
Vou ali, volto já,
gente da sua espécie
ninquém quer se desligar.
Guerreiro da melodia,
de poemas, arte e diversão.
Que divide por noite afora
encantos de viola,
que une diferentes,
em plena comunhão.


O tempo que vira-vira,
precisa paciência.
É ele quem nossa ausência, marca,
tempo de voltar.


Autor: Pedro.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Que caminho é este ?

                                      

Gostaria de dar como resposta a esta pergunta que titula o post esta breve reflexão sobre o caminho cristão. Provérbios 14:12-13 diz assim:  "Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos de morte. Até no riso terá dor o coração, e o fim da alegria é tristeza." Na busca pela felicidade o homem quase sempre tem escolhido um caminho a seguir que nunca leva a um bom termo. Repousa na cultura de consumo uma idéia de que se consiga tudo para ter prazer. Nessa busca desenfreada, o sofrimento torna-se, existencialmente algo inaceitável. O conceito que se faz de bem estar, de viver e de ter as coisas, em geral provocam deformações.  Isto gera no homem incertezas, sua estrutura se desmorona e um vazio se instala. Portanto, o rumo que decidimos tomar se torna fundamental para alcançar os nossos objetivos.

Só haverá uma alternativa quando a escolha, terá que ser feita por nós. Por isto mesmo, temos que fazer a escolha certa para tomar o rumo certo. E este que nós denominamos ser o caminho cristão, é a melhor opção. Jesus não ocultou que a decisão em segui-lo trazia a possibilidade do sacrifício, e o sofrimento portanto, seria inevitável. Leiamos em  Mateus 16:24 "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me."  Nesta convocação temos quatro implicações em seu contexto e desejamos analisar cada uma delas. 

A primeira implicação era: Se alguém quiser vir após mim...  Estas palavras de Jesus foram precedidas do Se e, como sabemos, o "se" forma uma oração condicional. Esse chamado era voluntário, era somente para quem desejasse, dependeria apenas da disposição de quem ia fazer aquela escolha.

A segunda implicação era esta: Renuncie-se a si mesmo...  Essas palavras indicam que esta escolha teria como conseqüência uma completa renuncia, pois isto indicava abdicar-se de si mesmo. Quem faz esta escolha tem como única opção, viver na dimensão do discipulado. Talvez seja esta a maior marca que o cristão carregue na sua vida e em suas relações na comunidade.

A terceira implicação: Tome sobre si a sua cruz... Essas são as palavras que demonstram que o sofrimento seria uma presença constante na vida de quem tomou tal decisão. Esta escolha deve ser bem compreendida na vida de quem serve a Jesus e se dispõe a segui-lo.  Tomar sobre si a cruz significa, como diz uma música, é ser livre de tudo, ser servo de todos...

A quarta implicação:  Siga-me... Essa palavra é um chamado.  Para ter uma melhor compreensão do texto, recorremos aos originais e encontramos o termo grego akoloutheo, que foi empregado aqui e 89 vezes no Novo Testamento. Quase sempre se refere àqueles que seguiam Jesus. Pode ser entendido por acompanhar, e a função do discípulo é acompanhar o mestre. A origem desse termo tem o prefixo a de (alfa) e keleuthos (uma estrada, caminho). Porém, sua definição é mesmo, a seguir.  Este verbo está no imperativo indicando ordem ou convocação.  O caminho cristão é o desafio fascinante que nos remete a compreender que esta decisão é para a vida inteira e por toda vida...

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Recordar é sofrer













Sucumbo em vesir de saco e das cinzas
prá dizer as coisas que quero.
Erguer.
Levantar.
Mencionar.
E o levantar estático, estratificar
sem rumo galgar
cada camada
uma verdade acabada
busca, que não quero mais.
Recordações atrozes
memórias velozes
sofrer overdoses.
Bastam! Quero Luz
Não o brilho de caprichos de ser
um ser a minguar.
Quero trazer a memória o que pode me dar esperança.
Portanto creiam
pois a fé, já não é de todos.
E temos sorte se agora é aqui.
Lembrem e perdoem-me pois
quando tenho que explicar
minha comunhão com Deus... 
eu a perco.
Lembrem-se.  Alegrem-se.

Autor:  Pedro. 

domingo, 5 de dezembro de 2010

SIMONIA



















E que não era de ser assim!
de tão distante terra,
a criança-quimera Flor-Branca
primavera do meu jardim.
... Silêncio enebriante,
    do nada, a dor de des-montes.

Pequena reluzente,
verdejante olhar.
Pomar de cheiro e sabores,
fios e raios, cabelos ao sol.
Pele rosada
cachos em caracóis.
Sorriso d'maré, prateado ao luar.
... constelação tem mais estrela,
    mais um anjo no coral.

Dedilhar cordas suaves da viola,
som de saudade ao encontro
encanta o desejo
braços dados esperança.
Alma-menina alcança
no toque singelo, melodia e voz.
... bailam afortunados à sina,
    os arrodeados por ti. 


Autor: Pedro.  

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A igreja deve fazer...

Restaurar como Cabeça de todas as coisas da Igreja, o Senhor Jesus. Realinhar-se à Cristo na edificação de Sua Igreja. Esvaziar-se de toda ingerência humana, e de tudo que pesa como o pecado e embaraços, dificultando a Igreja de ser levada pelo vento do Espírito e correr a carreira que lhe está proposta. Eliminar tudo que alimenta a carne, fortalece a influência do mundo e satisfaz o diabo de dentro dela, desviando-a assim do propósito de Seu Eterno Noivo e até retardando a Sua vinda para buscá-la.
Hoje foi estabelecido um governo paralelo ao de Cristo: Humano, interesseiro, que alimenta o ego, fortalecendo a carne em sua sede de poder, vaidade e estrelato, que contribui para que verdadeiros impérios se estabeleçam sobre os cristãos, cheio de regras e mecanismos, e modismos, que contribuem para que a Igreja fique cheia de crianças espiritualmente fracas e facilmente dominadas pela carne, influenciadas pelo curso e valores mundanos e cheia de brechas que satanás tem aproveitado para satisfazer a seus intentos. 
A Igreja está carecendo de verdadeiros ministros da nova aliança, dispenseiros fiéis, homens que têm um ou mais dons ministeriais sob o domínio do Espírito que, por estarem cheios d'Ele e cada vez mais vazios de si mesmos, respaldados por uma vida santa, simples, humilde, que procuram não fazer nada e não falar nada que não tenham ouvido do Pai Celestial, por terem uma estreita e íntima relação pessoal com Ele, sejam homens que se diminuam cada vez mais, para que Cristo neles e através d'Ele aumente e abunde mais e mais na Igreja e através dela manifeste-se em maior intensidade ao mundo.
É preciso entender que a VERDADE que liberta não são as verdades bíblicas vividas mecânica, sistemática ou religiosamente e sim a VERDADE viva, Cristo ressurreto que é uma pessoa, que por ela devemos de ser tomados e por Seu Espírito totalmente dominados, produzindo assim o que Deus quer produzir em nós: a Vida d'Ele, santa, fiel, perdoadora, misericordiosa, cheia do amor ágape, do poder que liberta, da paz, da unidade,da humildade e simplicidade, da renúncia, do servir, etc, enfim de tudo que só Cristo conseguiu e conseguirá em nós e através de nós manifestar para glória de Deus Pai, unicamente d'Ele.
A “Igreja”, urgentemente, precisa esvaziar-se de tudo que é humano, mundano e demoníaco, pois infelizmente ela está cheia de coisas que têm aparência e superficialidade do Cristo da bíblia, da Igreja de Atos dos apóstolos, e por isto lhe falta profundidade, revelação, intimidade e realidade da única VERDADE que liberta: CRISTO o autor de nossa fé. A única forma de satisfazer ao Pai é encarnando a Sua Vida através de Seu Filho Jesus, o único cabeça da Igreja que é capaz de regê-la com perfeição alimentando-a, fortalecendo-a, santificando-a, enfim, tornando-a verdadeiramente o sal desta terra e a luz deste mundo exalando o Seu perfume agradável e profundamente inebriante.
Um abraço.
Geraldo Alexandre Pereira.


Extraído de: http://igrejaunica.blogspot.com
Agradecimentos ao novo colaborador deste blog.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Não encontro nada !!!



*  Vendei os vossos bens e dai esmolas; fazei para vós bolsas que não envelheçam; tesouro inesgotável nos céus.



*  Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a todos os seus bens não pode ser meu discípulo.

*  ...depois de ter gastado tudo, padeceu necessidades.

*  ...o que é elevado entre os homens é abominável perante Deus.

*  Quem procurar preservar a sua alma, perdê-la-á; e quem a perder, conserva-la-á.

*  ...e se retroceder, nele a Minha alma não se agrada.  Porém, não nos retrocederemos para a ruína, mas, para ter a fé que ganha nossas almas.

*  Todo aquele que odeia a seu irmão, é assassino. 

*  ...Quem é fiel no pouco, o é no muito.

*  ...Foste fiel no pouco, servo bom, sobre muito te constituirei.



* * *  Leio, leio, leio e não encontro nada.

*  Nada, que possa explicar, esclarecer ou elucidar o sentido dessas frases, além do que, já se lê e compreende.

*  Não é questão de compreensão, e sim, de incredulidade, disponibilidade... 


Autor: Pedro.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Seguir ao que chama




Soa tão mal !!!  Quem se atreve a propor que sejamos perfeitos ?  Passa-se por ridículo. É assunto em desuso, ultrapassado, desmontado, caído. Trata-se de uma utopia, um sonho, um mito, uma expressão poética.
                - Que farei para ter a vida eterna ?
                - Uma coisa te falta: VAI, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois VEM e segue-Me.
               -  Mestre, mas o Senhor falou apenas uma coisa: "uma coisa te falta". Por que tantas, tenho que realizar ?     
                 O Mestre o amou e disse-lhe: 
               - Sê perfeito.
               - Agora sim, uma só coisa. Como posso alcançar isto ?
               - Cumpra a constituição do reino apontado no texto intitulado o Sermão da Montanha.
               - Qual parte ? 
               - Não ajunteis para vós tesouro sobre a terra, mas ajuntai para vós tesouro no céu, pois onde está o teu tesouro aí estará também o vosso coração.
                 Ele porém, pesaroso com essa palavra retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.


                  É natural e comum o adultério para quem tem o coração no adultério. Mas para o que se santifica é uma profanação.
                  Ser perfeito é poder dizer: "Não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus que aperfeiçoa a todo aquele que crê."
                - Segue-me. Anda em minha presença, e sê perfeito...

Autor: Pedro.