domingo, 26 de dezembro de 2010

Passa por cima













Para compreender bem o significado do perdão dentro do conceito bíblico, devemos entender como o pecador é um devedor espiritual. Sabemos que Deus não tolera o pecado, porém ama o pecador. O pecado é uma transgressão que gera uma dívida e, o pecador estando em débito desta obrigação, necessita do cancelamento dela. Perdoar significa, literalmente, remissão ou cancelamento da culpa. Vamos tratar deste assunto neste post.

Nos dias de Miquéias, o povo de Deus estava entregue ao pecado e os falsos governantes haviam trazido ilusão e destruição sobre eles - a condenação por certo era o cativeiro. Na terra não havia verdade. Se o povo não tivesse rejeitado o conhecimento e a lei de Deus haveria cura e restauração, mas o povo era obstinado em errar. A advertência vinha através dos profetas por causa do amor de Deus e Sua misericórdia sobre eles. Vejamos então:

Miquéias 7:18 "Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia". Deus se revela ao homem e não há outro. O perdão foi a prerrogativa de Deus escolhida para resgatar o homem através do sangue de seu Filho no Calvário.

Buscamos a tradução do verso de Miquéias 7:18 no original hebraico e, conforme a Bíblia King James encontramos: "Quem [é] um Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e passa por cima da transgressão do resto da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer [no] misericórdia." A diferença que observamos foi que ao invés de: ...e te esqueces da transgressão, a versão original diz: ...e passa por cima da transgressão.  Isto nos dá um outro entendimento do texto e, de acordo com a transliteração dos originais encontramos a definição sucinta de passa por cima, que é exatamente: Alienar. Conclui-se assim que Deus não esquece da nossa transgressão, mas Ele se afasta desta realidade ou se aliena dela.

A definição de alienar no nosso dicionário é: afastar-se da realidade ou desviar-se delaO conceito de alienação humana de acordo com a psicologia e a psiquiatria, é usada para designar que uma pessoa está enfraquecida em sua relação com o mundo. Em geral, uma pessoa alienada é aquela que perdeu a sua identidade e vive uma patologia associada a algo que não lhe é próprio.

Os deuses pagãos eram símbolos do funcionamento da natureza, mas não se fazia tais afirmações para nenhum deus falso. Quem é como o Senhor? Perdoador de pecados, o Redentor da sua culpa, o Dominador do seu poder? A mensagem do profeta era tomada à partir da Revelação de Deus de Si mesmo.

No Monte Sinai Moisés destacou como o Senhor tem prazer em perdoar e se compraz em ter misericórdia sobre o homem.  Deus não pode negar e nem se afastar do que Ele é, mas, pela Sua misericórdia se afasta (aliena) da realidade humana frágil e contraditória, foi isto que o profeta transmitiu, porque Deus não pode negar-Se a Si mesmo. A misericórdia é um dos atributos de Deus e os atributos são características pessoais que revelam o tipo de personalidade, aspecto e coisas semelhantes. Alguns dos atributos de Deus que conhecemos na Sua Palavra são: Amor, Justiça, Misericórdia, Bondade, Graça, Unidade, etc.

O profeta disse, quem é semelhante a ti? Que pode perdoar? Ele é o único que tem prazer na misericórdia. Ele está pronto para salvar mais do que destruir, mostra-nos que não retém sua ira para sempre.  E nada poderia agradar tanto a Ele que o arrependimento e o retorno do pecador, daquele que cometeu a ofensa, a ofensa pela qual ele pode morrer nela para sempre. Portanto, esta é a chance d'Ele se manifestar e mostrar a sua misericórdia. Deus exerce juízo sobre o pecado, passa por cima da transgressão e aguarda que aqueles que cometem a ofensa, se voltem para Ele para ter a oportunidade de receber a compaixão, é necessário apenas um arrependimento sincero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário