sábado, 31 de julho de 2010

Passado para trás!

Quero dizer que tenho dois graves defeitos. Primeiro é ser repetitivo e o segundo é não gostar de citar nomes. Meu filho, o mais velho, sabe bem o que estou falando, mas sou cabeça dura. Minha irmã, uma das gêmeas outro dia no telefone disse para mim não criticar ninguém no blog e eu disse que meu desejo era só levantar uma reflexão sobre os acontecimentos que assolam a igreja nos dias de hoje.

Falando do camarada, que no post anterior afirmara que tudo que tá aí é Babilônia e eu fiquei devendo uma explicação, aí vai... Anteriormente ele acreditava que a denominação onde congregava era um grupo especial e melhor. Porém eles são na verdade um grupo muito fechado com relação a outras denominações cristãs. Mas ao trocar de denominação, ele encontrara de fato com sua visão, a religião certa! E a sua radicalização foi ao extremo mesmo, pois tudo que tá aí, está perdido, segundo entendia ele agora!

Examinando depois o vasto material que me passou gratuitamente, acabei descobrindo depois a ideia deles, que é esta: O diabo, para dividir o corpo de Cristo, fundou todas as religiões existentes, menos lógico, a deles!  Vejam só essa!!!  Uma ideia bem estapafúrdia e tão bem engendrada. Como está fértil a imaginação humana... Acho até que o chifrudo não havia tido uma imaginação tão bem orquestrada ainda como esta. Se tivesse tido, já tinha espalhado antes, passaram o danado do chifrudinho para trás!!!

Eu não não gosto de falar no chifrudinho, mas não dá para tolerar mais esse tipo de coisa que a gente tem visto nas igrejas ainda no dia de hoje. Irmãos, é tempo de amar e de sorrir; de sermos felizes, nós já fomos libertos do poder das trevas. O culto deve ser aquele lugar de resgate e de bênçãos mesmo, onde nos encontramos para alegrar com o Senhor. Ainda tem muitos pastores que durante o culto falam mais no diabo que em Deus, é uma verdade e isto temos assistido quase diariamente. Não se pode espalhar neuroses e achar que tudo é coisa ruim, o que é isso?!  Até hoje teremos de conviver com esse tipo de coisa ?!

É verdade que Jesus virou a mesa dos cambistas quando viu o comércio que estavam fazendo da sua casa, pelo zelo da obra de Redenção que estava fazendo para o ser humano, vejamos em Mateus 21:12-13 "Tendo Jesus entrado no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores". Mas Jesus, veio para nos abençoar e para nos trazer paz, as suas palavras para sua igreja, sempre foram de suavidade e de brandura: ¨Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados; e eu vos aliviarei.¨Mateus 11:28.

Meu filho e minha irmã vão ter que me tolerar com o que vou dizer agora! Xiiiiiii... acabei de descobrir mais um defeito grave em mim, estou sendo intolerante nas minhas ponderações. Vou parar por aqui, senão vou correr o risco de descobrir outros, e depois, acabar fazendo companhia ao chifrud...

O dono da verdade

Não sou o dono da verdade, nem pretendo! Meus filhos sabem que eu não sou radical. Falando neles, hoje é aniversário do meu filho mais novo. Deus abençoe, você e a esposa. Que nas suas vidas de união Ele seja o único a ser louvado!... Bem, mas voltando ao titulo do post. Quero dizer que sempre me inquietaram algumas coisas e, essas coisas que nos inquietam, traduzem algum conhecimento para nós e eu gosto delas para poder aprender.


Dias atrás, 40 dias mais ou menos, veio ao meu encontro um camarada.  Não gostaria de chamá-lo de irmão, e vou explicar. Ele havia saído de uma denominação bem radical e entrou noutra mais radical ainda. E as palavras que ele me disse, repetidamente; foram estas: "Meu irmão eu acabei de crê que tudo que tá aí é babilónia!".  E como para quem sabe ler, qualquer pingo é letra, entendi logo a mensagem, pois o radicalismo da sua denominação é super radical.  Veja bem que pleonasmo bonito! Esse crê dele, é triste dizer mais está cheio de radicalismo, porque seria correto da parte dele se fosse crer. E para nós convém que crer, é só crer mesmo na Palavra de Deus, que aponta para a Cruz onde encontramos Cristo, o único Caminho, a única Verdade e a única Vida.


O ensino lá é tema de outro post que não vai caber aqui, e vai a Palavra de Deus para explicar o que fiquei devendo, é porque Jesus adverte para rejeitar tais ensinos em Mateus 23:15 "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!" Acho que não há coisa mais nojenta que uma pessoa achar que só a religião dela é a única que salva. Poucas coisas, creio, entristecem mais ao Senhor que uma pessoa hipócrita.


A parábola do fariseu e o publicano ilustra muito bem o que acabamos de falar. Lucas 18:9-14 "Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado". Quer ver coisa mais nojenta ainda é ver um crente metido a besta julgar que os católicos estão todos perdidos, dizendo que só os crentes vão se salvar. Ai, ai, o Datena que me ajude!


A única Verdade possível que o homem pode encontrar é esta: "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" João 14:6. E mais ainda, "e conhecereis a verdade , e a verdade vos libertará" João 8:32. A única verdade possível que está reservada de Deus ao homem é esta!!!


E o dono da verdade? É mesmo! Já ia esquecendo... Semana passada fui ao estabelecimento de um vizinho e disse-lhe numa conversa informal que Sócrates, o filósofo grego dissera o seguinte pensamento:  Só sei que nada sei.  Ele achou graça e sorriu... E essa semana quando lá retornei, ele então sorrindo, me falou assim: Se o Sócrates falou, eu sei que nada sei, vou te dizer mais ainda, eu sei que nada sei, e que quem não sabe nada, sabe mais do que eu. 

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Caixa eletronico

Essa semana parou comigo um jovem e, na conversa o assunto foi a marginalidade crescente. A conclusão que chegamos foi a mesma: A falta de Deus!  Única solução para o desastre que se instalou no seio desta sociedade tão carente. Porém as más companhias não podem servir de desculpa para o homem, tentar se justificar.

O homem tem feito sempre assim, arranjando uma desculpa para tentar justificar seu erro; e o erro não se justifica. Quando ocorre um crime, a desculpa que temos ouvido é:  Foi a droga, eu fiz isso porque estava drogado.  No Éden foi assim: Adão culpou Deus por ter-lhe dado a mulher que o fez pecar e Eva por sua vez, culpou a serpente. Deus ficou mal nessa história, não é mesmo? Adão culpou ao Senhor e foi exatamente este argumento que usou como desculpa para tentar justificar seu erro. 


Vejamos bem como Adão disse:  "... A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi"( Gênesis 3:12 ). Como poderíamos fazer uma interpretação sem erro deste texto? Seria pecado dizer, que ele reclamou de uma produção mal feita por parte de Deus. Se for assim, a replica é que o homem veio do barro, e a mulher que o Senhor lhe dera, veio da sua costela. Está explicado o desastre...

É tão somente isto que temos visto, uma transferência de culpas. Parece que se está indo ao banco e chegando lá, usa-se o caixa eletrônico pra fazer uma transferência. Outro dia, vi na tevê, um bandido foi preso e não assumiu a culpa, dizendo que era crente! Que justificativa!!! A culpa deve ser de Deus...

Assistimos o esforço do governo, que tem sido de pouco resultado mediante tamanha realidade e desafio. Sai um governante, entra outro no seu lugar e tudo continua igual. O poder público mais perdido que cego em tiroteio. O que falar da saúde pública no Brasil? A saúde pública está um caos, está doente, em estado de óbito!

Muitas vezes temos que ser cômicos para não ser trágicos e dizemos que a gente ri pra não chorar! A Igreja deve ser sal e luz nesse momento de trevas. A solução para todos nós está contida na Palavra de Deus em Tiago 4:7 onde lemos assim: ¨Sujeitai-vos, portanto a Deus, mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós¨. Sujeitar-se à vontade de Deus é a solução! Não podemos deixar que o pecado seja uma coisa rotineira em nossa vida de cristãos que professamos, acostumar-se com o pecado, deixar que ele seja rotineiro; como se vai à uma agência bancária, no caixa eletrônico.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Batata frita

O evangelho de Jesus é algo maravilhoso quando somos convidados a viver na prática dos seus ensinamentos em nossa caminhada espiritual. Sabemos pela Palavra de Deus que fomos criados, isto é, gerados em Cristo na encarnação também única da sua vontade. Trocando em miúdos, a nossa fé deverá produzir em nós uma única forma cristã de ser, ou não seremos cristãos.

Jesus disse: Mateus 5:13-14 "Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte". Jesus estava dizendo que o sal serve como tempero, enquanto a luz serve pra alumiar; se não fizermos assim, viveremos um cristianismo sem sal e em trevas completas. A didáctica é clara, pois temos o crente integrado na natureza e vivendo com Deus. É tão fácil de entender! Jesus usou as coisas do nosso dia-a-dia para nos ensinar. O sal usado no nosso alimento e a luz para iluminar a nossa vida terrena e espiritual.

Jesus disse que o semeador saiu a semear o grão da terra para falar da fé: Mateus capítulo 13. O grão é a boa semente que produz os bons frutos. Depois Jesus usa o grão de trigo para falar da sua missão, onde no Calvário com a sua morte iria concluir a sua obra Salvadora feita para os homens, está em João 12:24, "EM verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só, mas, se morrer, produz muito fruto". Por responsabilidade devemos espelhar essa mudança em nós para que isto seja visto. A nossa confissão é que somos crentes em Jesus. Portanto, o evangelho é para ser vivido e feito em nós algo da sua semelhança pela transformação gerada em nós. Como o nascimento que gera vida para começar a produzir os frutos.

E qual tem sido o testemunho desse nosso cristianismo ? Seremos cristãos apenas teóricos, cheios de teologia, de um conhecimento que satisfaz apenas o nosso intelecto, mas que não mata a fome do irmão, que tem fome da Palavra e fome de pão?! Estou falando da fome mesmo, de arroz com feijão! (Porque a pobreza em nosso país é muito grande!). Ninguém vai a igreja só para escutar as palavras bonitas do pastor. Temos muitos irmãos que vão para a igreja de barriga vazia e muitos são cobrados, sofrendo uma imposição das produções humanas; como as que Jesus denunciou em Mateus 23:4.¨Atam fardos pesados [ e difíceis de carregar ] e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.¨

Como cristãos, não podemos criar para nós um estilo de vida que não seja o espelho da nossa fé. E se isso não servir para eu, primeiramente, seria pura demagogia da minha parte escrever esse post. Foi pensando muito nessa questão é que tenho me preocupado. Jesus disse: "Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam". João 15:6.

Ontem, pensando nessas coisas tão pertinentes a nós cristãos, que estamos no mesmo caldeirão ou na mesma panela, fui ao restaurante buscar minha refeição. Chegando lá vi que a remessa de batata frita tinha acabado e fiquei esperando outra remessa sair, pois ia combinar bem com o bife cebolado que era uma das opções de carne. Passou um tempo e por duas vezes eu perguntei a funcionária se a minha batata frita estava saindo. Mas nada de sair! Como não estava com tanta pressa e este é o meu prato predilecto, aí esperei! Depois de um tempo, pela terceira vez, indaguei novamente se a minha batata frita ia sair mesmo, vindo assim a reposta definitiva que ia sair... Então foi aí, que eu falei: "Eu acho que a minha batata está é assando!"

( In memorian... )

Estava pensando em fazer um post, com o título acima, para fazer uma homenagem aos meus pais: Pedro Germano Costa e Alcina Patrocínio da Costa.

Queria amadurecer bem a idéia para dizer as palavras certas, enaltecendo a integridade com que nos criaram. Éramos quatro homens e seis mulheres, sendo que já se foram duas mulheres. E meus pais foram duas jóias, verdadeiras pérolas que Jesus nos deu
( Jesus é a Pérola de grande preço ) Mt 13:46.

Porém, hoje recebi um e-mail da minha irmã com um lindo poema, no qual havia feito em tributo a meus pais em 12-09-04. Percebi então naquele momento, que tinha em mãos a maior contribuição que precisava para fazer esta justa homenagem. Minha irmã se chama Maria Helena Costa e, além de professora, é psicóloga e psicanalista. Reside em Belo Horizonte e tem dois filhos maravilhosos.

Não foi só um poema que ela fez, foi uma criação que ela produziu das suas entranhas de poetisa. Porque o poeta quando produz algo, ele está criando. E todo poema é gerado à semelhança da fecundação humana. Esse em especial, representa uma mensagem que traz no cerne, uma pulsante vida em suas palavras. Foi um rasgo de inspiração surgido do seu amor mais velado, por essas dusa vidas que foram tudo para nós, enquanto estavam conosco. Foram nossos pais, o maior exemplo de cristãos, que marcaram a nossas vidas.


Muito obrigado Lelena, minha irmã querida. Deus te abençõe! Eu, na minha inspiração, não teria gerado um filho tão perfeito! Tão perfeito como fez nesse poema, para homenagear os nossos pais. Rendo-me diante do registro desse tributo de maior grandeza... Aos nossos pais, agora!


Meus pais

Nos trupicos nos tropeços,
Nas letras da minha vida,
Ressurgem meus sóis,
Meus ais, meus pais.

Aquelas mechas tão brancas,
E aqueles cabelos tão lindos,
São as pinceladas da vida,
Que minha tela pintou-se!

Sua arte tão gravada e tão viva,
Goteja de dentro de mim,
Salpicam inteiramente os risos,
Só conhecidos entre os querubins.

Amores da minha vida,
As pérolas da minha concha,
Os meus sóis, meus girassóis,
Marcas que pulsam em mim.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

O nome dele !

Ouvi esses dias, numa rádio, uma mensagem de um pastor evangélico e fiquei pensando na infelicidade que teve ao dizer que um poeta só pode falar bonito, mas não pode transmitir a Palavra de Deus e citou o nome do poeta, desfazendo do mesmo. O poeta, em questão, vou citar aqui e o nome do pastor vou dar também. Segundo esse pastor, somente a Palavra de Deus nos interessa! E como eu não gosto muito de citar nomes, vou, relutante, dar o nome de ambos.

Como evangélicos, sabemos que a Palavra de Deus está repleta de poesias. No Velho Testamento temos os livros poéticos e vamos citar aqui: Cantares cap. 1:2 "Beija-me com os beijos de tua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho". Olha que poesia linda esse verso! Esse livro em especial fala do amor de Jesus de uma forma humana e espiritual pela sua igreja e, a sua igreja, é a sua amada.

Ainda em Cantares, temos a voz da esposa, cap. 1:13 ¨O meu amado é para mim um saquitel de mirra, posto entre os meus seios¨. O que falaríamos da poesia contida nos Salmos? Teríamos um vasto material pra citar nesse post se desejasse.

Na poesia bíblica nós descobrimos em primeiro lugar, o amor de Deus revelado aos homens, em segundo lugar a Redenção prometida e, por fim, a volta do Senhor Jesus. Deus usou a poesia quando criou a natureza, quando nos criou. Deus é amor e a expressão do belo é a poesia.

Como podemos ver, temos muito material para uma visão poética da Palavra de Deus, porém precisamos discernir o que deve ser ensinado hoje na igreja, o que os fiéis estão ouvindo dos seus pastores.

Bem, quero ressaltar ainda que foi um pleonasmo meu, quando usei em negrito a palavra evangélico referindo ao pastor porque não queria dizer o óbvio. E vou terminar dizendo, que estão querendo matar ( assassinar ) a poesia, estão tentando fazer um assassinato da Palavra de Deus. Eu fiquei de dar os nomes do Poeta e do pastor. Ahhh, sim os nomes. O nome do Poeta é Gibran Kalil Gibran, e o nome do pastor é assassino!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Me Ajuda aí! Ôôôhhhh! ! ! !

Esse jargão é do Datena, que apresenta o Brasil Urgente na Band. Ele usa pra demonstrar sua indignação quando está narrando um crime, um estupro, assalto, etc. E quando posso assistir ao programa vejo essa indignação manifestada nele quando narra estes fatos. Então é nesta hora que usa o jargão, acima citado. Mas, quando ele começa a ficar repetitivo, saio, vou tomar banho, jantar, aí não vejo mais.

Não sou juiz, nem julgador dos crimes que vejo diariamente nas páginas policiais. Mas dias atrás, no caso da Eliza Samudio, tão divulgado, apareceu no Datena a entrevista do advogado do goleiro Bruno que disse: "Falei com Bruno, se você tem certeza que é inocente e acredita em Deus, pega com Ele nessa hora". Então, um ou dois dias depois, vi noutra matéria, o Bruno entrando num camburão, segurando uma Bíblia. Aí fui eu quem fiquei com vontade de dizer: "Me ajuda aí, ôôôhhhh!!!". Agora já se está falando na mídia que o goleiro é evangélico. Não tenho nada contra a fé de ninguém, mas, vocês já notaram que tem alguma coisa errada nisso, aaaaaaahhhh, tem!!!

Não tem mais de duas semanas que, na Record, foi entrevistado um assassino em série, o andarilho nordestino que matou seis mulheres. Ele ficou o tempo todo da entrevista segurando um Novo Testamento pequeno, daqueles distribuídos pelos Gideões. E me lembro agora também que no ano passado, eu vi um rapaz se entregando à policia do Rio de Janeiro depois de matar um italiano para roubar um cordão de ouro, na orla da praia. Mas depois do crime ele se entregou junto com seu advogado e estava segurando uma Bíblia grande nas mãos, como quem diz: "Eu sou crente!"

Deu-me uma indignação tudo isto! "Ai, ai, Me ajuda aí! Ôôôhhhh!!!" A Palavra de Deus adverte em Gálatas 6:7 ¨Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo que o homem semear, isso também ceifará¨.

Não tenho muito que acrescentar agora, senão vou ficar muito repetitivo como o Datena. Eu acho que estou vendo muito programa de televisão nesses últimos dias e com isto a minha indignação está aumentando demais: "Ei, Me ajuda aí ôôôhhhh!!!"

sábado, 24 de julho de 2010

CRÍTICOS

Hebreus 4:18 "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração". O termo grego kritikós, ocorre apenas uma vez em todo o Novo Testamento e está exatamente neste versículo de Hebreus. Esta é a palavra grega, que é definida como discernir. Dá-nos porém a ideia de que o seu significado no nosso português seria, críticos. Mas a definição melhor que podemos ter, é sem dúvida esta: Que a Palavra de Deus... é apta para discernir.

O verbo discernir tem a sua definição no termo grego krino e ocorre basicamente nesses três termos gregos: "diakríno", "anakríno" e "kritikós". Esse verbo discernir, está empregado na sua forma original e tradução como: julgar, examinar, discernir, distinguir, etc. Para resumir bem a nossa análise, vamos nos deter apenas nesses três termos.

Em primeiro lugar nós veremos apenas em  dois versos onde é empregado o termo "diakríno". Que está em Hebreus 5:14, onde nós lemos: "Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, tem as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas o mal". O outro verso está em I Cor. 11:29, que diz: "Pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si". Se nós entendemos que Jesus é o Pão vivo e o alimento sólido para nós é a Palavra de Deus; portanto, discernir não é somente importante, mas também essencial. Jesus é o Verbo Vivo e nos alimentamos d'Ele e, da Sua Palavra.

O segundo termo a analisar é "anakríno", resumidamente também em dois versos. Em I Cor. 2:14 diz: "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente". E no verso, At. 17:11, "Ora, estes de Beréia, eram mais nobres que os de Tessalonica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato,assim". Entendemos aqui que a Palavra só é bem discernida, quando o fazemos no examinar (isto é anakrino). Os bereianos sempre o faziam bem.

O terceiro termo a analisar é este que nos levou a titular este post, é kritikós. Esse termo é empregado como aquele (que discerne), que é apto para julgar, que tem a capacidade de julgar, cuja função é de um juiz. Ele ocorre só uma vez em todo o Novo Testamento e como dissemos já, encontra-se em Hebreus 4:12, destacado no topo do post. Pois bem, o que eu julgo relevante dizer é que o momento em que a igreja vive hoje, precisamos muito ter discernimento.

Jesus advertiu aos seus discípulos em Mat. 7:15, "Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores". E também em II Cor. 11:13, "Porque os tais falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo". Vemos que a Palavra de Deus está recheada de advertências contra falsas doutrinas. Que realidade esta tão antiga! Não é verdade?

Esses dias encontrei um irmão de uma denominação que não é de importância citar, dizendo que se não dermos o dízimo não adianta orar nem jejuar, pois o devorador não deixa que Deus ouça o clamor do crente. Acho que o pastor da igreja dele está precisando muito de dinheiro, ou então está pregando uma teologia que não vi em nenhum lugar, nem na Bíblia. Será que na igreja do irmão eles adoptaram também a teologia da prosperidade? É esta doutrina que tem despertado mais a atenção de nós cristãos nesse momento, pois ela está na contra mão da Palavra de Deus.

Pois bem, quero fazer um convite aqui antes de encerrar, vamos dar nome a essa doutrina ( a da tal prosperidade ) como a doutrina da pobreza, ou seria doutrina da miséria. Estejam convidados todos!!! Vai ter festa, vai ter bolo, balões e palhaços; como palhaços parecem ser os pregadores destas igrejas onde o culto está recheado de tanta baboseira. Onde o ensino é tão destoante da pura e simples palavra de Deus. Nunca foi tão necessário e até teologicamente correto dizer, que hoje temos a obrigação de sermos críticos com o que está se ensinando por aí. Temos que ser kritikós como sugere o termo grego, críticos irmãos, literalmente.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

CRISTO NU... ( Título meu )

                                                  Imagem: www.aruipacheco.com

                                                  
Por São Jerônimo


O mundo mergulha em ruínas, Sim!
Mas, no entanto,
Nossos pecados ainda
Vivem e florescem.

A famosa cidade,
Capital do Império Romano,
Está engolfada
Em tremendo incêndio;
Não há parte da terra onde os romanos
Não estejam exilados.

Igrejas antes consideradas sagradas
Não são hoje senão
Montes de escombros e cinzas;
E, não obstante,
Temos as nossas mentes
Voltadas para o desejo de lucro.

Vivemos como se devêssemos
Morrer amanhã;
No entanto,
Construímos como se fossemos
Viver sempre neste mundo.

Nossos muros brilham de ouro,
Bem como nossos tetos
E os capitéis de nossos pilares;
No entanto,
Cristo morre diante de nossas portas,
Nu e faminto,
Nas pessoas de Seus pobres.


Como disse, o título é meu. Mas estas palavras, que escrevi no formato de um poema, são de São Jerônimo. Os espaços que dei não existem, pois se trata da parte de uma carta que ele escreveu a um amigo. De acordo com outros registros históricos, São Jerônimo nasceu mais ou menos em 347 e viveu até 420 DC. Jerônimo é notável pela tradução da Vulgata que se deu dos originais para o latim e por outros escritos. A narrativa que acima lemos, com "título meu", se deu mais ou menos em 410 DC. E já se passaram séculos e séculos, mas pelo visto a humanidade parece estar mesmo despida de humanidade. É, despida, nua...


São Jerônimo Carta cxxviii.
Fonte: Obras filosóficas - Bertrand Russel Livro segundo
Tradução: de Brenno Silveira
Edição da Companhia Editora Nacional, pag. 44.

SUBMISSÃO


Por Pedro Paulo


Louvo Senhor, a cada momento
O teu santo nome eternal,
Pois me livraste do tormento
Quando fora escravo do mal.

Submisso coloco agora
À tua vontade o meu viver
Que quando fútil era outrora
Então começa a reviver.


Sou teu servo, abraço tua cruz
Faz-me fiel como quer Jesus,
Que possa sempre te atender.

E então livre peço, oh! Senhor
Que mesmo fraco eu possa ser,
Um prisioneiro do teu amor.


Madrugada de 09-04-1978. Este soneto foi um dos primeiros versos que compus em declaração Àquele que sirvo que é o Senhor de toda Glória.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

CONHE -CIMENTO

Por Pedro Paulo


É com cimento. E pensando exatamente nesse material, tão essencial na construção civil, que tive a ideia de iniciar o blog que intitulei: Conhe-(cimento). Pois este produto endurece a massa do concreto usado na base, a argamassa no levantamento da estrutura e na cobertura, na hora de arrematar a edificação.

No Velho Testamento, vemos que Deus escolheu Salomão para edificar o Templo, então este homem pediu a Deus sabedoria para realizar aquela edificação. E como podemos ver, Salomão não fez da sabedoria apenas uma opção, mas uma escolha. Vejamos o que ele diz em Prov. 2:4-5. ¨Se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus¨

Presenciei ao longo dos anos após minha conversão, que se deu mais ou menos em 1968, muitos movimentos (ditos evangélicos) surgiram e se distanciaram, digo com tristeza, da base bíblica. Movimentos que se comprometeram com diversas teologias e que se distanciaram da firmeza bíblica do "conhe - cimento". Conhecimento de Deus. Em Mateus 7:24-27 Jesus disse: "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína".

Jesus estava ensinando sobre os dois fundamentos: o fundamento sólido é feito com cimento. "Todo aquele que ouve as minhas palavras e as pratica..." verso 24. Esse é o conhecimento de Deus.

Há pouco mais de um ano, depois que passei a ter acesso a internet, descobri um grupo de bereianos, que congregam diversas denominações e me identifiquei com eles, pois vejo em suas matérias que postam um conhecimento sadio da Palavra de Deus. Matérias ¨com cimento¨, ou seja, de conhecimento de Deus cujo alicerce é, como disse Paulo aos Colossenses 1:27 "Cristo em vós, a esperança da glória". É esta a base, CRISTO, a Rocha Eterna. O conhecimento é vida para quem busca, como disse Oséias no cap. 6:3 "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra". Nós precisamos sim, de conhe-cimento... de Deus.