sábado, 31 de julho de 2010

O dono da verdade

Não sou o dono da verdade, nem pretendo! Meus filhos sabem que eu não sou radical. Falando neles, hoje é aniversário do meu filho mais novo. Deus abençoe, você e a esposa. Que nas suas vidas de união Ele seja o único a ser louvado!... Bem, mas voltando ao titulo do post. Quero dizer que sempre me inquietaram algumas coisas e, essas coisas que nos inquietam, traduzem algum conhecimento para nós e eu gosto delas para poder aprender.


Dias atrás, 40 dias mais ou menos, veio ao meu encontro um camarada.  Não gostaria de chamá-lo de irmão, e vou explicar. Ele havia saído de uma denominação bem radical e entrou noutra mais radical ainda. E as palavras que ele me disse, repetidamente; foram estas: "Meu irmão eu acabei de crê que tudo que tá aí é babilónia!".  E como para quem sabe ler, qualquer pingo é letra, entendi logo a mensagem, pois o radicalismo da sua denominação é super radical.  Veja bem que pleonasmo bonito! Esse crê dele, é triste dizer mais está cheio de radicalismo, porque seria correto da parte dele se fosse crer. E para nós convém que crer, é só crer mesmo na Palavra de Deus, que aponta para a Cruz onde encontramos Cristo, o único Caminho, a única Verdade e a única Vida.


O ensino lá é tema de outro post que não vai caber aqui, e vai a Palavra de Deus para explicar o que fiquei devendo, é porque Jesus adverte para rejeitar tais ensinos em Mateus 23:15 "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!" Acho que não há coisa mais nojenta que uma pessoa achar que só a religião dela é a única que salva. Poucas coisas, creio, entristecem mais ao Senhor que uma pessoa hipócrita.


A parábola do fariseu e o publicano ilustra muito bem o que acabamos de falar. Lucas 18:9-14 "Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado". Quer ver coisa mais nojenta ainda é ver um crente metido a besta julgar que os católicos estão todos perdidos, dizendo que só os crentes vão se salvar. Ai, ai, o Datena que me ajude!


A única Verdade possível que o homem pode encontrar é esta: "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" João 14:6. E mais ainda, "e conhecereis a verdade , e a verdade vos libertará" João 8:32. A única verdade possível que está reservada de Deus ao homem é esta!!!


E o dono da verdade? É mesmo! Já ia esquecendo... Semana passada fui ao estabelecimento de um vizinho e disse-lhe numa conversa informal que Sócrates, o filósofo grego dissera o seguinte pensamento:  Só sei que nada sei.  Ele achou graça e sorriu... E essa semana quando lá retornei, ele então sorrindo, me falou assim: Se o Sócrates falou, eu sei que nada sei, vou te dizer mais ainda, eu sei que nada sei, e que quem não sabe nada, sabe mais do que eu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário