sábado, 24 de julho de 2010

CRÍTICOS

Hebreus 4:18 "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração". O termo grego kritikós, ocorre apenas uma vez em todo o Novo Testamento e está exatamente neste versículo de Hebreus. Esta é a palavra grega, que é definida como discernir. Dá-nos porém a ideia de que o seu significado no nosso português seria, críticos. Mas a definição melhor que podemos ter, é sem dúvida esta: Que a Palavra de Deus... é apta para discernir.

O verbo discernir tem a sua definição no termo grego krino e ocorre basicamente nesses três termos gregos: "diakríno", "anakríno" e "kritikós". Esse verbo discernir, está empregado na sua forma original e tradução como: julgar, examinar, discernir, distinguir, etc. Para resumir bem a nossa análise, vamos nos deter apenas nesses três termos.

Em primeiro lugar nós veremos apenas em  dois versos onde é empregado o termo "diakríno". Que está em Hebreus 5:14, onde nós lemos: "Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, tem as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas o mal". O outro verso está em I Cor. 11:29, que diz: "Pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si". Se nós entendemos que Jesus é o Pão vivo e o alimento sólido para nós é a Palavra de Deus; portanto, discernir não é somente importante, mas também essencial. Jesus é o Verbo Vivo e nos alimentamos d'Ele e, da Sua Palavra.

O segundo termo a analisar é "anakríno", resumidamente também em dois versos. Em I Cor. 2:14 diz: "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente". E no verso, At. 17:11, "Ora, estes de Beréia, eram mais nobres que os de Tessalonica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato,assim". Entendemos aqui que a Palavra só é bem discernida, quando o fazemos no examinar (isto é anakrino). Os bereianos sempre o faziam bem.

O terceiro termo a analisar é este que nos levou a titular este post, é kritikós. Esse termo é empregado como aquele (que discerne), que é apto para julgar, que tem a capacidade de julgar, cuja função é de um juiz. Ele ocorre só uma vez em todo o Novo Testamento e como dissemos já, encontra-se em Hebreus 4:12, destacado no topo do post. Pois bem, o que eu julgo relevante dizer é que o momento em que a igreja vive hoje, precisamos muito ter discernimento.

Jesus advertiu aos seus discípulos em Mat. 7:15, "Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores". E também em II Cor. 11:13, "Porque os tais falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo". Vemos que a Palavra de Deus está recheada de advertências contra falsas doutrinas. Que realidade esta tão antiga! Não é verdade?

Esses dias encontrei um irmão de uma denominação que não é de importância citar, dizendo que se não dermos o dízimo não adianta orar nem jejuar, pois o devorador não deixa que Deus ouça o clamor do crente. Acho que o pastor da igreja dele está precisando muito de dinheiro, ou então está pregando uma teologia que não vi em nenhum lugar, nem na Bíblia. Será que na igreja do irmão eles adoptaram também a teologia da prosperidade? É esta doutrina que tem despertado mais a atenção de nós cristãos nesse momento, pois ela está na contra mão da Palavra de Deus.

Pois bem, quero fazer um convite aqui antes de encerrar, vamos dar nome a essa doutrina ( a da tal prosperidade ) como a doutrina da pobreza, ou seria doutrina da miséria. Estejam convidados todos!!! Vai ter festa, vai ter bolo, balões e palhaços; como palhaços parecem ser os pregadores destas igrejas onde o culto está recheado de tanta baboseira. Onde o ensino é tão destoante da pura e simples palavra de Deus. Nunca foi tão necessário e até teologicamente correto dizer, que hoje temos a obrigação de sermos críticos com o que está se ensinando por aí. Temos que ser kritikós como sugere o termo grego, críticos irmãos, literalmente.

3 comentários:

  1. Paz meu nobre uma divergência,,Hebreus 4:18 "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração". O termo grego kritikós

    ResponderExcluir