quarta-feira, 28 de julho de 2010

O nome dele !

Ouvi esses dias, numa rádio, uma mensagem de um pastor evangélico e fiquei pensando na infelicidade que teve ao dizer que um poeta só pode falar bonito, mas não pode transmitir a Palavra de Deus e citou o nome do poeta, desfazendo do mesmo. O poeta, em questão, vou citar aqui e o nome do pastor vou dar também. Segundo esse pastor, somente a Palavra de Deus nos interessa! E como eu não gosto muito de citar nomes, vou, relutante, dar o nome de ambos.

Como evangélicos, sabemos que a Palavra de Deus está repleta de poesias. No Velho Testamento temos os livros poéticos e vamos citar aqui: Cantares cap. 1:2 "Beija-me com os beijos de tua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho". Olha que poesia linda esse verso! Esse livro em especial fala do amor de Jesus de uma forma humana e espiritual pela sua igreja e, a sua igreja, é a sua amada.

Ainda em Cantares, temos a voz da esposa, cap. 1:13 ¨O meu amado é para mim um saquitel de mirra, posto entre os meus seios¨. O que falaríamos da poesia contida nos Salmos? Teríamos um vasto material pra citar nesse post se desejasse.

Na poesia bíblica nós descobrimos em primeiro lugar, o amor de Deus revelado aos homens, em segundo lugar a Redenção prometida e, por fim, a volta do Senhor Jesus. Deus usou a poesia quando criou a natureza, quando nos criou. Deus é amor e a expressão do belo é a poesia.

Como podemos ver, temos muito material para uma visão poética da Palavra de Deus, porém precisamos discernir o que deve ser ensinado hoje na igreja, o que os fiéis estão ouvindo dos seus pastores.

Bem, quero ressaltar ainda que foi um pleonasmo meu, quando usei em negrito a palavra evangélico referindo ao pastor porque não queria dizer o óbvio. E vou terminar dizendo, que estão querendo matar ( assassinar ) a poesia, estão tentando fazer um assassinato da Palavra de Deus. Eu fiquei de dar os nomes do Poeta e do pastor. Ahhh, sim os nomes. O nome do Poeta é Gibran Kalil Gibran, e o nome do pastor é assassino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário